Lições de Amor

Lições de Amor

Coleção Trilogia O Último Policial

Autor: FRANCESCO ALBERONI

Preço: R$ 27,00

144 pp. | 14x21 cm

ISBN: 9788532524997

Assuntos: Psicologia/Relacionamento

Selo: Editora Rocco

Palavras como amor, sexo, paixão e enamoramento podem soar ultrapassadas no mundo contemporâneo, cada vez mais dominado pela tecnologia. Um universo frio e desencantado que valoriza mais a imagem do que o indivíduo em toda sua complexidade. Na contramão deste pensamento, o médico e sociólogo italiano Francesco Alberoni, uma das mais proeminentes autoridades em sociologia do cotidiano, aposta na possibilidade dos encontros amorosos serem a chave transformadora para uma sociedade mais feliz.

Autor da trilogia composta pelos livros Enamoramento e amor, O erotismo e A amizade, todos publicados pela editora Rocco, Alberoni apresenta uma síntese destas idéias agora em um só livro. Lições de amor aborda de modo simples e objetivo as inquietações humanas quando o assunto é relacionamento. Escrito na forma de questionário, o manual contém duzentas respostas que focam os encantos e as dificuldades das relações amorosas. O autor reúne neste compêndio questões feitas por homens, mulheres, jovens e idosos, hétero ou homossexuais, que são respondidas de forma simples e sensível por Alberoni.

Para o sociólogo, o enamoramento e o amor são processos complexos, difíceis de serem analisados. Apesar das inúmeras obras sobre o assunto, são raras aquelas que reconhecem, descrevem, e analisam as emoções amorosas com acuidade e atenção. Daí que o autor tem imenso cuidado ao elaborar as perguntas, pontuando as diferenças entre os termos utilizados. Um exemplo: a distinção que ele faz entre educação sexual e educação amorosa. Para ele, o que falta na sociedade contemporânea é a educação amorosa, elemento primordial para que as pessoas realmente se aproximem e consigam estabelecer vínculos mais verdadeiros.

E esta é a proposta essencial de Lições de amor. O sociólogo italiano elabora, ao longo de seu questionário, uma pedagogia sincera que serve tanto para aqueles que estão apaixonados como para outros que ainda não se disponibilizaram para a aventura do enamoramento. E tais ensinamentos são destinados a homens e mulheres, independentemente de suas orientações sexuais.

O autor sinaliza que o amor é a maior fonte de felicidade humana. Mas é necessário saber conquistá-lo e também mantê-lo. Neste livro, que sintetiza suas ideias, Francesco Alberoni investe na possibilidade de ir além do pensamento científico. Para ele, o saber é do âmbito da ciência, mas o amor vai além, pertence ao campo da poesia. Lições de amor são o perfeito antídoto contra o medo de amar.

Comente  
Instagram

O AUTOR

O médico e filósofo Francesco Alberoni nasceu em 1929, em Piacenza, na Itália. Considerado um dos nomes mais importantes da moderna sociologia na Europa, tornou-se conhecido em todo o mundo com a sua teoria do estado nascente, dos movimentos coletivos, do enamoramento e do amor. Professor da Universidade IULM, de Milão, introduziu novas problemáticas e sugestões à pesquisa sociológica. Dele a Rocco publicou cinco livros, entre eles a trilogia Enamoramento e amor, O erotismo e A amizade.

Página do autor +