La Bodega

La Bodega

Coleção Foxcraft

Autor: NOAH GORDON

Preço: R$ 39,50

328 pp. | 16x23 cm

ISBN: 978-85-325-2282-5

Assuntos: Ficção – Romance/Novela, Romance Histórico

Selo: Editora Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 25,50

E-ISBN: 978-85-812-2322-3

Autor de bestsellers sobre a condição humana, como O físico e Xamã, o norte-americano Noah Gordon retorna à ficção depois de oito anos de silêncio com uma verdadeira declaração de amor à Espanha. Ambientado na região da Catalunha no século XIX, La bodega relata o caminho iniciático percorrido por um jovem vinicultor durante as guerras carlistas. O livro contém todos os ingredientes que fizeram de Gordon um escritor de sucesso internacional: personagens fortes, ampla pesquisa histórica e retratos fidedignos da época abordada. Dessa vez, ele adiciona ainda intrigas políticas e amorosas, acompanhadas por um bom vinho e da descrição de paisagens deslumbrantes, e comprova seu sucesso para contar histórias que atravessam fronteiras. Os sete romances assinados por Noah Gordon já conquistaram mais de nove milhões de leitores em todo o mundo.

Como o próprio Noah Gordon afirma, La bodega é um tributo à Espanha, país que descobriu já na idade adulta e pelo qual se apaixonou. “Depois de algum tempo, constatei que desejava escrever sobre um homem que vivia na Espanha e se atrevia a sonhar que poderia elaborar um bom vinho”, conta. Para escrever o romance, ele visitou vinhedos, conversou com moradores da região rural catalã e fez ampla pesquisa sobre a guerra que sacudiu o nordeste espanhol ao fim do século XIX. Assim nasceu Josep Alvarez, personagem com a inteligência, a complexidade, a força e a sensibilidade que o autor sempre imaginou.

Os leitores espanhóis foram os primeiros a conhecer a trajetória do jovem que deixou a casa do pai em busca de oportunidades e retornou a ela para recuperar as terras e transformá-las em uma produtiva vinícola. A edição espanhola de La bodega chegou às livrarias em outubro de 2007, com tiragem inicial de 200 mil exemplares e ocupa desde então as principais listas de mais vendidos do país.

No livro, o jovem Josep vive com a família em uma pequena propriedade rural na vila de Santa Eulália, às margens do rio Pedregos, no norte da Espanha. A vida dele ganha um rumo diferente quando um sargento aparece na cidade para recrutar jovens para a guerra Carlista. Ingressar no grupo parece ser a melhor maneira para o jovem conseguir algum dinheiro e se casar com a namorada. Afinal, ele precisa preocupar-se com o futuro, pois como segundo filho, não tem direito às terras do pai, que serão herdadas apenas pelo primogênito, Donat.

Sem perspectivas de crescimento ou mesmo de trabalho no vilarejo catalão, Josep parte para a guerra. Acostumado a passar os dias trabalhando no vinhedo do pai e sonhando com o casamento, o jovem vê sua vida mudar de forma drástica. Em poucos meses, ele se envolve em intrigas políticas que convulsionam ainda mais a região da Catalunha e acaba se mudando para a província de Languedoc, na França, onde aprende a fabricar vinhos.

O tempo passa e Josep recebe a notícia da morte do pai. Apesar de temer cair nas mãos da Justiça, decide voltar à terra natal. Após tomar posse da propriedade paterna, luta contra muitos fatores, entre eles a praga da filoxera, que arrasa os vinhedos. Começa então um período de muito trabalho para pagar a dívida, superar as brigas com o irmão e a cunhada e aprender a conviver de forma pacífica com a vizinha Maria del Mar e seu pequeno filho Francesc. Tudo isso para empreender uma aventura tão árdua quanto fascinante: a elaboração de um bom vinho.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Noah Gordon nasceu em 11 de novembro de 1926 em Worcester, Massachusetts. Depois de um curto período no exército norte-americano, do qual saiu quando a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim, Gordon fez um curso preparatório para estudar medicina, mas acabou optando por jornalismo. Desde criança, sonhava trabalhar em jornal e escrever livros como aqueles que gostava de ler. Formado, passou um período em Nova York, até voltar para Boston e trabalhar no Boston Herald. Especializou-se na área de ciências.

Página do autor +