
Homens com Mulheres
Autor: BERNARDO AJZENBERG
96 pp. | 14x21 cm
Assuntos: Ficção – Romance/Novela, Ficção Nacional
Selo: Editora Rocco
E-book
Preço: R$ 14,00
E-ISBN: 978-85-81221-96-0
Depois dos romances Carreiras cortadas (1989), Efeito suspensório (1993), Goldstein & Camargo(1994), Variações Goldman (1998) e A Gaiola de Faraday (2002, prêmio de Ficção da Academia Brasileira de Letras), os dois últimos publicados pela Rocco, Bernardo Ajzenberg, escritor consumado, reafirma seu reconhecido talento para a narrativa urbana e psicológica no sexto livro, Homens com Mulheres.
Nos 12 contos que ocupam as 93 páginas da de Homens com mulheres , o autor trata do espinhoso tema dos relacionamentos. Desde a abertura com Um Encontro, reunião fortuita de Félix e a moça sem nome numa praça, até o encerramento, com o último almoço do dr. Walter Fisberg com sua velha mãe em A Blusa Rosa, o livro conta histórias que exploram pontos variados da área cinzenta do conjunto interesecção homem/mulher. Em contos mais encorpados como Verme de Metal e Aspirador de Pó e outros que são quase intensas vinhetas, Ajzenberg cria, com sutileza e acuidade, situações em que o subjetivo mostra muito mais força do que as descrições.
São na maioria personagens masculinos em encontros, corriqueiros ou definitivos, com a médica, com a vizinha, com uma noite de coquetéis movida por dor-de-corno. Mas há também a menina de 19 anos morando com parentes distantes e um tanto perversos em Pela Franja Verde e Edna, a mulher grávida e raivosa que molda madeira e o destino de seu filho em Marcenaria. Há passeios por Paris, Lisboa e São Paulo, com personagens em diferentes estados de ânimo e sanidade mental. Mas é se embrenhando de forma sempre contundente e original pelo pantanoso terreno das relações afetivas que o livro encontra seu lugar comum, explorado com desassossego e exatidão por Bernardo Ajzenberg.

O AUTOR
Bernardo Ajzenberg publicou, entre outros livros, Variações Goldman (1998), A gaiola de Faraday (2002, prêmio de Ficção do Ano da Academia Brasileira de Letras), Homens com mulheres (2005, finalista do Prêmio Jabuti), Olhos secos (2009, finalista do Prêmio Portugal Telecom de Literatura), Duas novelas (2011) e Minha vida sem banho (2014, vencedor do prêmio Casa de las Américas). Escritor, tradutor e jornalista, nasceu em 1959 e vive em São Paulo.