
História e Utopia
Autor: CIORAN
128 pp. | 14x19 cm
Tradução: José Thomaz Brum
Assuntos: Ciências Sociais E Humanas, Filosofia
Selo: Editora Rocco
E-book
Preço: R$ 13,00
E-ISBN: 978-85-8122-455-8
Pensador da existência, com uma obra considerada um clássico do pensamento contemporâneo, o romeno Cioran completaria 100 anos em 2011. Para celebrar o centenário do filósofo, a Rocco reedita todos os seus títulos disponíveis em catálogo, e prepara o lançamento de um inédito, Do inconveniente de ter nascido. Os primeiros títulos a retornarem às livrarias em novo projeto gráfico são História e utopia e Breviário de decomposição.
Com seu estilo lúcido e cético, Cioran exibe, em História e utopia, seu olhar sobre a História. Ao trazer à tona a necessidade do absoluto inerente ao homem, o filósofo discute a noção de liberdade e sua fragilidade na sociedade ocidental, traçando um retrato igualmente implacável da sede de poder. Seus ensaios, escritos em outra conjuntura mundial (foram publicados em francês em 1960), são extraordinariamente atuais e tocam em pontos essenciais, como a comparação entre a Europa Oriental e a grande Europa, a descrição dos mecanismos que ligam a utopia ao apocalipse, a análise do gigante russo.

O AUTOR
EMIL CIORAN nasceu em 1911, em Rasinari, na Romênia, formando-se em Filosofia pela Universidade de Bucareste. Em 1937, mudou-se para a França, onde escreveu a maior parte de sua obra. Morreu em 1995, em Paris. Do autor, a Rocco relança Breviário de decomposição, Exercícios de admiração, História e utopia e Silogismos da amargura.