Hiperespaço

Hiperespaço

Coleção As Memórias do Primeiro Tempo

Autor: MICHIO KAKU

Preço: R$ 64,00

384 pp. | 16x23 cm

ISBN: 85-325-1046-9

Assuntos: Ciências/Neurociências

Selo: Editora Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 29,50

E-ISBN: 978-85-8122-509-8

Os antigos filósofos gregos, há dois milênios, acreditavam que o universo era tridimensional, isto é, comprimento, largura e profundidade eram suficientes para descrever todos os objetos do mundo visível. Essa idéia arraigada, que persiste até nossos dias, pode estar com seus dias contados. Este livro trata da revolução científica provocada pela teoria do hiperespaço, que afirma a existência de outras dimensões além das comumente aceitas.

Nos últimos cinqüenta anos, os físicos se esforçaram para entender por que as forças básicas que mantêm o universo coeso — gravidade, eletromagnetismo e as forças nucleares forte e fraca —são tão diferentes. Alguns dos mais renomados cientistas do século XX tentaram sem êxito traçar um quadro unificador de todas as forças conhecidas. A busca por uma "teoria de tudo" mobiliza os físicos e aguça a imaginação dos leigos.

Com segurança, Kaku nos mostra que a teoria do hiperespaço é uma séria candidata a "teoria de tudo". Na verdade, desde Einstein, os físicos tentam construir uma ponte que ligue a relatividade — demonstrada na escala de planetas e galáxias — e a teoria quântica, que se aplica ao mundo microscópico, das partículas subatômicas. Embora o assunto continue gerando muitas controvérsias, Kaku afirma que a teoria do hiperespaço pode realizar esta façanha, mas ela requer a aceitação de que o universo é multidimensional. A teoria das supercordas é a formulação mais avançada, e até prevê o número preciso de dimensões do universo: dez.

Em Hiperespaço, Michio Kaku explica por que as leis da natureza se tornam mais simples e precisas quando expressas em um número maior de dimensões. Para muitos cientistas, a teoria do hiperespaço, que já inspirou milhares de artigos, desvendará as mais intrigantes questões de nosso tempo, como o que aconteceu antes do Big Bang, os buracos negros e os "buracos de minhoca", túneis que ligam partes distantes do espaço e tempo. Desde o sucesso mundial de Uma breve história do tempo, de Stephen Hawking, um livro de divulgação científica não provocava tantas discussões. Ao especular sobre os futuros possíveis da raça humana e o destino final do universo, Michio Kaku divide, com o leitor, o prazer de acompanhar as pesquisas de ponta e as mais importantes e espetaculares descobertas científicas.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Michio Kaku é um dos mais renomados e populares físicos do momento. Ele é professor catedrático de Física Teórica na City University, de Nova York. Graduou-se em Harvard e recebeu seu título de doutor em Berkeley. Escreveu vários livros de sucesso, incluindo Hiperespaço, publicado pela Rocco e citado como uma das melhores obras científicas do ano pelo The New York Times e o The Washington Post.

Página do autor +

MÍDIA

Areia nos Dentes
Matéria publicada no Correio Braziliense