Capa de Harry e Seus Fãs

Harry e Seus Fãs

Autor: MELISSA ANELLI

368 pp. | 14x21 cm

Tradução: Ana Deiró

Assuntos: Reportagem/Relatos

Selo: Editora Rocco

Impresso

ISBN: 978-85-325-2626-7

Preço: R$ 29,90

Os bastidores do fenômeno Harry Potter, contado por quem entende a magia causada pela chegada do bruxinho à vida de centena de milhares de pessoas: Melissa Anelli, o principal nome do portal The Leaky Caldron, fansite que conquistou o respeito da editora americana Scholastic e da própria J. K. Rowling, descreve, em Harry e seus fãs, o encantamento provocado pelo maior fenômeno literário de todos os tempos entre leitores de todo o mundo. Entre outras façanhas, Melissa conseguiu uma longa entrevista com a criadora do bruxinho em 2005, deixando centenas de jornalistas ao redor do mundo com inveja. O livro traz um caderno de fotos e tem prefácio assinado pela própria J. K. Rowling.

Melissa apresenta informações exclusivas e detalhadas da febre literária que tomou o mundo de assalto, há mais de uma década. Ela própria descobriu Harry na faculdade, durante dias de dúvidas sobre o que fazer com sua vida, sobre qual carreira seguir. A saga veio como uma resposta disfarçada e a aproximou de milhares de pessoas que, como ela, compartilharam, em sites e fóruns de discussão, a emoção de acompanhar as aventuras do bruxinho.

Em suas páginas, a autora narra sua trajetória dentro do fandom* potteriano, que conta com tantas tramas e personagens como os mais intrigantes livros de ficção. Em seus anos de Potter, Anelli teve a oportunidade de entrevistar ninguém menos do que J. K. Rowling. A autora, aliás, chancela o lançamento assinando o prefácio do livro, que define como sendo “a história de uma comunidade, escrita por uma conhecedora, e eu o achei inspirador, comovente, divertido e, em certas ocasiões, francamente assustador (…) A história do fandom online é tão extraordinária quanto a do próprio Harry, e me deixou com um sentimento de reverência respeitosa e gratidão”.

Em Harry e seus fãs, vemos uma jovem universitária descobrir uma de suas maiores paixões. Acompanhamos o desenvolvimento da internet como meio de comunicação entre fãs – muito antes de twitters e facebooks – e ingressamos em uma jornada fantástica, que nos leva a entender que a ficção pode tornar a realidade mais interessante.

O livro inspira nostalgia naqueles que compartilharam momentos de ansiedade à espera de mais um capítulo da saga. Para quem não teve a oportunidade de se deixar envolver por Harry, fica mais fácil entender como um bruxinho inglês conquistou – e ainda conquista – tantas pessoas diferentes ao redor do mundo.

Os sete livros que compõem a saga Harry Potter venderam ao todo mais de 400 milhões de exemplares no mundo todo, em mais de 200 territórios e traduzidos em mais de 65 idiomas. Só no Brasil foram vendidos mais de quatro milhões de exemplares da série.

(*fandom é uma palavra de origem inglesa (fan kingdom), que se refere ao conjunto de fãs de um determinado programa da televisão, pessoa ou fenômeno em particular)

Comente  
Instagram

O AUTOR

Melissa Anelli formou-se em comunicação pela Georgetown University, em 2001. Desde então, vem participando e documentando o fenômeno Harry Potter, e através do portal The Leaky Cauldron (www.leakynews.com) escreve e se comunica com fãs da série em todo o mundo. Trabalhou como repórter e escritora em Nova York. Atualmente, vive no Brooklyn.

Página do autor +