Guia Não Faça Tempestade para Pais

Guia Não Faça Tempestade para Pais

Coleção Dorothy tem que morrer

Autor: RICHARD CARLSON

Preço: R$ 33,00

264 pp. | 14x16 cm

ISBN: 85-325-1683-1

Assuntos: Autoajuda

Selo: Editora Rocco

"Bem-vinda ao trabalho mais árduo do mundo: criar filhos." Esta é uma das primeiras frases do livro Guia não faça tempestade para pais e que também faz parte da série "Não faça tempestade", desta vez dirigida aos pais, principalmente os de primeira viagem. Escrito em capítulos curtos, numa linguagem leve e bem-humorada, o livro traz recomendações úteis e estatísticas bem interessantes, como a que diz que "cerca de 20 por cento das crianças fazem com que seus pais enlouqueçam com seu comportamento exasperado". Embora o livro também trate de adolescentes, dedica mais espaço aos baixinhos, principalmente nos momentos de maior desespero dos pais. "É inútil argumentar com uma criança que está no meio de um acesso de raiva." Muitos destes acessos surgem, segundo Richard Carlson, autor de todos os outros livros da série e que agora assina a apresentação da nova série, quando os pais dizem não aos filhos, ressaltando que esta é uma palavra que os pais precisam incluir no vocabulário e não se sentirem culpados em usá-la. Entre as dicas que o livro recomenda, estão as que envolvem trabalho voluntário. Nestes tempos em que a reciclagem e a doação de alimentos não perecíveis contam com a ajuda cada vez maior dos mais jovens, é um conselho bem atual. "Arrumar um tempo para ajudar os menos afortunados terá um enorme impacto sobre seus filhos."

Aprender a partilhar com os irmãos é outro ensinamento importante. "Se você deixar duas crianças de dois anos com blocos de montar em uma sala, está procurando problemas." Mas, explica Carlson, se você sentar e dividir com eles, ou ensiná-los a negociar, deixando que eles aprendam a ser justos e honestos, o resultado será bem mais proveitoso para o caráter deles. Organizar reuniões de família periódicas, incluindo brincadeiras, também são importantes, mas, por razões óbvias, "não é uma boa idéia fazer a reunião durante a hora da refeição". Outra questão abordada no livro é a dificuldade que a maioria dos pais têm em perceber e ajudar a desenvolver as aptidões dos filhos. Segundo Richard Carlson, é preciso dar oportunidades aos filhos de praticarem suas aptidões.

"Sua filha de 11 anos é amável, compassiva e despachada? Leve-a para servir uma vez por semana como voluntária em um abrigo para mendigos." Um dos capítulos mais interessantes é o que trata das crendices nos cuidados com os filhos. O livvro derruba uma por uma, entre elas, as que dizem que "deixar o bebê em pé no seu colo faz com que fique de pernas arcadas", "álcool na água do banho do bebê diminui a febre" e "quando os dentes nascem, os bebês têm febre e diarréia". Dentro desta mesma linha, há um capítulo sobre as frases mais terríveis ditas aos filhos, como: "Jamais quisemos filhos!" Como se vê, o guia também é muito útil para se evitar traumas presentes e futuros.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Richard Carlson, Ph.D. em Psicologia, era considerado um dos melhores especialistas em felicidade e redução de estresse do mundo. Foi consultor e tornou-se um fenômeno mundial graças à série Não faça tempestade em copo d’água, publicada pela Editora Rocco. Morto subitamente em 2006, vítima de uma embolia pulmonar, Richard Carlson deixou esposa (Kristine) e duas filhas (Jazzy e Kenna).

Página do autor +