Fracasso e acaso
Impresso
ISBN: 978-85-325-3128-5
Preço: R$ 34,90
E-book
Preço: R$ 22,90
E-ISBN: 978-85-812-2756-6
Qual é o papel do acaso em nossas vidas? Em Fracasso e acaso – Uma reflexão sobre erros, acertos e o papel do aleatório em nossas vidas, o físico Ricardo Horowicz e o psicanalista Luiz Alberto Py falam de um tema que angustia muitas pessoas: o quanto somos responsáveis por nossas derrotas (ou por nossas conquistas), e quais as lições que podemos tirar a partir disso para transformar nossa relação com o mundo e com nós mesmos. No livro, os autores investigam diferentes aspectos de como o fracasso surge e é vivenciado por nós, suas inúmeras causas e facetas.
Com uma abordagem científica e bem-humorada, os autores vão da discussão do livre-arbítrio ao caos determinístico, das lendas gregas a experimentos psicológicos, passando pelo amor, mercado financeiro e teoria dos jogos. Neste percurso, enfatizam a relação de sentimentos como inveja, ressentimento, perdão e outros com aquilo que costumamos chamar de fracasso.
Os autores defendem que tendemos a nos atribuir um poder sobre nosso destino baseado em frágeis percepções que uma análise objetiva desconstrói. Fracasso e acaso mostra como o aleatório se manifesta de forma complexa e inesperada, mesmo naquilo que acreditamos ser ditado pela lógica. Através de exemplos como formações geológicas, bandos de pássaros, padrões espaciais e regularidades temporais são apresentadas manifestações de um ordenamento que tendemos a ver como causados por forças determinísticas e conscientes, quando uma análise detalhada nos revela serem simples frutos do acaso.
Nossa atração por narrativas lineares e suas “explicações” – defendem os autores – nos leva a decisões inoportunas, conclusões inadequadas e análises incorretas. Como consequência, somos constantemente invadidos por um sentimento de perplexidade, sem conseguir compreender como os eventos evoluíram ao ponto que chegaram e, pior, ficamos incapazes de conviver com o desfecho do que acreditamos serem nossas decisões.
Os autores abordam ainda a questão do que vem a ser uma escolha e de como efeitos externos afetam nossos resultados. O livro mostra como a lembrança destes resultados e do caminho que a eles levou é frequentemente deturpado pela atração que temos por narrativas aparentemente coerentes. Esta confusão entre a narrativa e a realidade leva a um arrependimento pelo que julgamos terem sido decisões equivocadas, e a um sentimento de inveja dos outros e de todos os destinos que não alcançamos.
Ricardo Horowicz e Luiz Alberto Py apontam diversas formas de como a razão nos trai na análise de nossas realizações. e mostram como um melhor entendimento do que “causa” o sentimento de fracasso pode levar a uma salutar compreensão de nossas limitações e ao processo de perdoar a si mesmo, o que pode fazer a diferença entre o sentimento de fracasso e o de sucesso.
O AUTOR
RICARDO HOROWICZ é PhD em Física, tendo trabalhado em diferentes laboratórios internacionais e chefiado o grupo de ótica quântica do Instituto de Física da USP, onde foi professor livre-docente. Após extensa atividade acadêmica, direcionou sua atuação para o estudo de efeitos aleatórios no mercado de capitais, e atualmente é vice-presidente sênior da TCW Asset Management, em Los Angeles, onde desenvolve modelos matemáticos aplicados ao complexo mundo das finanças. Suas pesquisas sobre efeitos aleatórios no âmbito da física e do mercado financeiro o levaram a se interessar sobre o papel do acaso em diferentes aspectos da vida, e em particular como determinante daquilo que chamamos sucesso ou fracasso. Ricardo tem três filhas e um coelho, e quando não está trabalhando se dedica a supervisionar as atividades de jardinagem de sua esposa.
Página do autor +