Fazendo Filmes

Fazendo Filmes

Autor: SIDNEY LUMET

Preço: R$ 31,00

206 pp. | 14x21 cm

ISBN: 85-325-0832-4

Assuntos: Cinema/Teatro/Tv

Selo: Editora Rocco

Luz, câmera, ação: as palavras são muito conhecidas. Mas o que pouca gente conhece é o trabalho que precisa ser feito antes e depois das tomadas de cena para que um filme efetivamente chegue às telas de cinema. É sobre esse longo e meticuloso processo que escreve Sidney Lumet, diretor de mais de 40 longas-metragens, entre eles Doze homens e uma sentença, Serpico, O Veredicto, Um dia de cão, Rede de intrigas e O grupo.

Fazendo filmes é um livro essencialmente didático, em que Lumet descreve cada etapa da realização de um filme. Mas é também um relato da experiência de um diretor que realmente faz filmes há 40 anos. Lumet repete diversas vezes que não existem pequenas decisões em filmagens. Como diretor, ele se ocupa – até certo ponto – de todos os detalhes deste processo. Assim, o livro aborda a importância e a complexidade dos mais diversos fatores: do roteiro à trilha sonora, da direção de arte à montagem, do orçamento à inspiração.

Entre dicas de efeitos de luz e fotografia, verdadeiras aulas de enquadramento e macetes para se conseguir o melhor do ator, Lumet revela suas considerações sobre o fazer cinematográfico e, de bônus, conta sua experiência de trabalho (sempre com elegância e profundo respeito profissional) com alguns dos maiores astros e estrelas do nosso século: Marlon Brando, Ingrid Bergman, Katherine Hepburn, Paul Newman, Sean Connery, Al Pacino etc.

Quem não gostaria de descobrir o lado frágil da imponente Katherine Hepburn; saber o quanto Paul Newman pelejou para dissolver um bloqueio e chegar ao âmago do personagem; e que Marlon Brando precisou de 34 takes para conseguir completar um diálogo, tropeçando sempre no mesmo pedaço que lhe evocava um problema mal resolvido?

Curiosidades à parte, Fazendo filmes é um dos poucos livros escritos por um diretor de cinema em atividade sobre seu ofício. Além de ser extremamente instrutivo, é divertido e vai encantar estudantes, profissionais e amantes do cinema.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Sidney Lumet, dono de uma extensa e brilhante filmografia de que fazem parte títulos como Doze homens e uma sentença, Um dia de cão, Assassinato no Expresso Oriente, Rede de intrigas e O veredicto, é detentor do D. W. Griffith Award, prêmio só concedido aos nomes mais eminentes do cinema americano, e da comenda das Letras e Artes conferida pelo governo francês.

Página do autor +

MÍDIA