Fala Sério, Mãe!
Coleção Coleção Fala sério!
Autor: THALITA REBOUÇAS
Preço: R$ 27,50
200 pp. | 14x21 cm
ISBN: 978-85-7980-120-4
Assuntos: Comportamento, Crônica, Juvenil, Rocco Jovens Leitores
Selo: Rocco Jovens Leitores
Compre aqui
Disponível em e-book
Preço: R$ 18,00
E-ISBN: 978-85-81221-76-2
Que ser mãe é padecer no paraíso a sabedoria popular já tratou de espalhar para todo o mundo. Mas… e quanto aos filhos? Será que não vivem lá o seu quinhão de martírio nessa relação?
Pois em Fala sério, mãe!, a autora Thalita Rebouças, com seu bom humor costumeiro, apresenta os dois lados da moeda. Ao longo do livro são descritas as queixas e alegrias da mãe coruja, e um tantinho estressada, Ângela Cristina, em relação à filha primogênita Maria de Lourdes, a Malu, assim como as teimosias e o sentimento de opressão desta em função dos cuidados, muitas vezes excessivos, de sua genitora.
Para retratar os dois pontos de vista, a autora lança mão do seguinte expediente: a primeira parte do livro, da gestação de Maria de Lourdes até seus treze anos, é narrada pela mãe, que, então, passa a palavra à filha de uma forma bastante inteligente e sensível:
"É a menina cedendo lugar não à mulher, mas a uma linda mocinha. A minha mocinha (…) que se orgulha de ter idéias e ideais, que me ensina muito, diariamente, e que se expressa com clareza e coerência através de gestos, atitudes e, principalmente, palavras.
É, palavras. A partir de agora, tenho certeza, ela já pode falar por si própria".
Nesse momento entra em cena a segunda narradora, a própria Maria de Lourdes, contando, de acordo com sua ótica, a relação de amor e ódio com a figura materna. Sua narração se estende até o fim da história, quando ela está com 21 anos.
No livro são descritas as habituais – e saudáveis –, discordâncias existentes entre mães e filhas. As discussões entre Maria de Lourdes e Ângela Cristina, às vezes sérias, outras vezes engraçadas; às vezes importantes, outras vezes irrelevantes, são, no entanto, sempre regadas a amor, possibilitando-lhes crescimento e amizade.
E, para fechar ( ou abrir?) com chave de ouro a obra, o texto da orelha traz as duas protagonistas apresentando o livro num diálogo divertidíssimo. Ali elas dão uma palhinha do que vai ser a história: o relato da convivência, por vezes selvagem, entre criadora e criatura.

O AUTOR
Fofa. Com olhos verdes e brilhantes a refletir o constante sorriso. Elétrica. Um doce de 220 volts. A escritora mais animada do Brasil — segundo a própria. Esta é Thalita Rebouças: carioca até a raiz dos cabelos, teimosa como toda escorpiana, portelense e apaixonada pelo tricolor das Laranjeiras.
Nascida em 10 de novembro de 1974, Thalita sempre sonhou em ser escritora. Jornalista de formação, abandonou as redações para se dedicar à literatura. Assim, conquistou os adolescentes de todo país — e de Portugal, ora pois, pois! Com mais de dez títulos publicados no Brasil e vendas que ultrapassam fácil a marca de um milhão de exemplares, a autora é um fenômeno.