Explorações

Explorações

Coleção Foxcraft

Autor: ROBERTO DAMATTA

Preço: R$ 25,00

192 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-2708-0

Assuntos: Ciências Sociais E Humanas

Selo: Editora Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 17,50

E-ISBN: 978-85-81220-72-7

Quais os elementos e as relações que permitem uma leitura da sociedade brasileira como Brasil? Esta é uma das questões que o antropólogo Roberto DaMatta melhor articula em toda a sua obra. Trata-se de saber como é que passamos de grupo a Estado Nacional. E também de discutir como este Estado, que adotou ideologias e códigos de valores institucionais modernos, opera com as fortes relações de compadrio, de família e de amizade tão fundamentais e presentes na cultura brasileira. Em Explorações – Ensaios de sociologia interpretativa, o autor instiga o leitor a refletir sobre essas questões, a partir de artigos escritos entre 1985 e 1995 para o jornal Folha de S. Paulo e para a revista Manchete.

O livro cobre, assim, um vasto período de impressões e interpretações de DaMatta e oferece ao leitor a oportunidade de acompanhar, não só acontecimentos factuais analisados pelo antropólogo brasileiro – como os textos relacionados ao ritual de posse presidencial, por conta da posse do vice-presidente José Sarney após a morte de Tancredo Neves, em que reflete também sobre o significado dos rituais e dramatizações nas relações sociais brasileiras –, mas também o desenvolvimento de seu pensamento, reconhecido internacionalmente.

Outro mérito da coletânea é que ela familiariza o leitor com termos e categorias usados na sociologia interpretativa presentes na obra do antropólogo. Deste modo, temas como a política, o liberalismo, os índios, o carnaval, o futebol e a religião permeiam as análises sociológicas que justamente mostram novos sentidos e interpretações para elementos presentes no cotidiano de todos os brasileiros. Assim, em um artigo sobre o jogo do bicho, por exemplo, DaMatta explora os diversos sentidos da palavra “bicho” e contextualiza-os histórica e culturalmente, demonstrando como os métodos do jogo revelam muito das relações sociais existentes na sociedade brasileira.

Questões profundamente atuais aparecem nestes artigos, publicados pela primeira vez três décadas atrás. Coerente com toda a sua produção científica, o autor de Carnavais, malandros e heróis, e também de A casa e a rua, obras emblemáticas para a compreensão da sociedade brasileira, mostra nesta coletânea que a sociedade brasileira vive um dilema que se manifesta num discurso igualitário que se realiza, porém, dentro de uma dinâmica profundamente aristocratizante e hierarquizada, feita de elos imperativos entre pessoas e instituições sociais. Ele sabe como ninguém interpretar posturas e frases presentes no cotidiano do tipo “Você sabe com quem está falando?”. Ou atitudes como, por exemplo, “o jeitinho brasileiro”, que denunciam o modo como operam as elites nacionais.

Os artigos contidos em Explorações mostram, deste modo, a dinâmica presente na construção da identidade brasileira. Revelam também que a tensão entre as instituições modernas e tradicionais acaba definindo a elaboração desta identidade, levando o leitor a um profundo processo de reflexão sobre suas ações cotidianas.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Mestre e doutor pela Harvard University, Roberto DaMatta é professor titular de Antropologia Social do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio, autor de mais de uma dezena de livros e colunista de dois dos mais importantes jornais do país: O Estado de S. Paulo e O Globo. Sua contribuição para a Antropologia e as Ciências Sociais é incontornável, pois ele se enquadra entre os mais argutos intérpretes do Brasil, ao mesmo título que Gilberto Freyre, Caio Prado Jr., Sérgio Buarque de Holanda, Florestan Fernandes e Darcy Ribeiro.

Página do autor +