Exercícios de Admiração

Exercícios de Admiração

Coleção Foxcraft

Autor: CIORAN

Preço: R$ 25,00

160 pp. | 14x19 cm

ISBN: 978-85-325-1169-0

Assuntos: Ciências Sociais E Humanas, Filosofia

Selo: Editora Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 16,00

E-ISBN: 978-85-8122-408-4

Pensador da existência, com uma obra considerada um clássico do pensamento contemporâneo, o romeno Cioran completaria 100 anos em 2011. Para celebrar o centenário do filósofo, a Rocco reedita todos os seus títulos disponíveis em catálogo, e prepara o lançamento de um inédito, Do inconveniente de ter nascido.

Exercícios de admiração reúne os artigos e prefácios que Cioran escreveu sobre outros escritores. O livro apresenta uma série de perfis daqueles com quem o filósofo se harmoniza por estilo e amizade, como Beckett, Michaux e Ceronetti, e daqueles que o interessam por contraste — Eliade, Saint-John Perse e Fitzgerald. Dentre os textos do livro, dois se destacam: o longo Ensaio sobre o pensamento reacionário, publicado em 1957 como prefácio a uma antologia de textos de Joseph de Maistre, e a plaqueta sobre Paul Valéry, onde encontramos, entre as reservas que Cioran faz ao poeta, a expressão de suas próprias contradições.

Livro que expressa um itinerário de vida e de pensamento, Exercícios de admiração inserem Cioran como um mestre na arte do portrait, do retrato literário, na linha de Sainte-Beuve, Thomas de Quincey e outros. E, além disso, em um texto chamado Confissão resumida encontramos a concepção cioranesca da literatura.

Uma curiosidade é o fato de que foi apenas com a publicação desse livro em uma coleção de bolso da Gallimard chamada Arcades que o sucesso de Cioran alcançou um público maior e que ele passou a ser realmente conhecido e traduzido no mundo inteiro. E foi também com este livro que ele passou a assinar simplesmente Cioran, em vez de E. M. Cioran.

Comente  
Instagram

O AUTOR

EMIL CIORAN nasceu em 1911, em Rasinari, na Romênia, formando-se em Filosofia pela Universidade de Bucareste. Em 1937, mudou-se para a França, onde escreveu a maior parte de sua obra. Morreu em 1995, em Paris. Do autor, a Rocco relança Breviário de decomposição, Exercícios de admiração, História e utopia e Silogismos da amargura.

Página do autor +