Eu e os Outros

Eu e os Outros

Coleção O legado de Orïsha #1

Autor: CARLOS FUENTES

Preço: R$ 29,00

260 pp. | 14x21 cm

ISBN: SNN0253

Assuntos: Ensaio, Teoria E Crítica Literária

Selo: Editora Rocco

Eu e os outros

, primeiro livro escrito pelo autor totalmente em inglês, foi lançado nos EUA, quando Fuentes recebeu o Prêmio Miguel de Cervantes, o mais importante da língua espanhola. Mescla de autobiografia, ensaios literários e reflexão política, Eu e os outros reúne textos sobre a formação do escritor, um painel sobre Milan Kundera, a obra de Borges, Gogol e Diderot, e ainda um texto sobre Gabriel Garcia Márques e outro sobre o cinema de Buñuel. Na última parte do livro, Fuentes reproduz um discurso proferido na Universidade de Harvard, na qual é professor, contestando a política dos EUA na América Latina.

Já em 1950, quando tinha 22 anos de idade, Carlos Fuentes trabalhava como secretário da delegação mexicana na Comissão Internacional de Direitos das Nações Unidas, em Genebra, Suíça, país em que completou seus estudos. Dessa data em diante, até publicar sua primeira novela, La region mas transparente, em 1958, trabalhou incessantemente em benefício do México. De 53 a 56, foi diretor assistente da Divisão Cultural da Universidade Autônoma do país. De 56 a 59, dirigiu o Departamento de Relações Culturais do Ministério de Relações Exteriores, tendo sido Secretário de Imprensa desse mesmo Ministério em 54. E, em 1974, foi nomeado embaixador do México na França, onde permaneceu durante três anos.

O mesmo vínculo que mantém com a realidade de sua nação Carlos Fuentes estendeu aos livros de ficção que escreveu, transformados em arte pela força de sua prodigiosa imaginação, como Gringo Velho, transposto para o cinema pelo diretor argentino Luis Puenzo, com Jane Fonda e Gregory Peck nos papéis principais. Como ensaísta, Carlos Fuentes publicou ainda Tiempo mexicano, volume de escritos políticos (72) e livros de análise literária como Casa com puertas (71) com textos sobre Faulkner, Austen e Melville, entre outros, além de Cervantes o la crítica de la lectura (76).

Comente  
Instagram

O AUTOR

Filho de pais diplomatas, Carlos Fuentes, o mais prestigiado escritor mexicano, nasceu no Panamá, em 11 de novembro de 1928, e passou sua infância em diversas capitais da América. Na adolescência, regressou ao México, país onde se radicou até 1965 e que marcaria sua obra.

Página do autor +