
Esquilo Intranquilo
Coleção Coleção Esquilo Intranquilo
Autor: MÉLANIE WATT
40 pp. | 20x20 cm
Tradução: Elvira Vigna
Assuntos: Infantil, Rocco Pequenos Leitores
Selo: Rocquinho
Você já lavou as mãos com sabão antisséptico hoje? Possui um kit de emergência para se prevenir de seres e acontecimentos desconhecidos? Tem um plano de ação para o caso de uma invasão de marcianos verdes ou um ataque de abelhas assassinas? Pois saiba que no alto de uma frondosa nogueira vive um esquilo apavorado e muito prevenido que se orgulha de estar sempre pronto para se defender em caso de ameaças à sua rotina solitária e previsível. Ele é o Esquilo intranquilo, protagonista do livro de mesmo nome da canadense Mélanie Watt que a Rocco traz para o Brasil pelo selo Rocco Pequenos Leitores.
O livro mostra o simpático esquilo em seu cotidiano todo certinho, que se resume, basicamente, a acordar, comer uma noz, olhar a vista (sempre atento a ameaças externas), comer outra noz, olhar a vista novamente, comer mais uma noz, olhar a vista mais uma vez e… ir dormir. Nunca, jamais sair de sua árvore e se arriscar no desconhecido. Mesmo assim, Esquilo intranquilo não descuida de sua segurança. Há alguns seres e coisas que o apavoram e ele sabe exatamente como agir em caso de emergência (afinal, enquanto ele passa todos os dias fazendo a mesma coisa – nada – pode pensar num plano de saída ultrassecreto para se proteger dos perigos).
O problema é que numa quinta-feira aparentemente igual a todas as outras, exatamente às 9:37 da manhã, Esquilo intranquilo avista um enxame de abelhas – assassinas, claro. Apavorado, será que ele conseguirá utilizar seu kit de emergência e seguir todos os passos do seu plano de saída ultrassecreto?
Com desenhos alegres e engraçados e textos curtos, mas cheios de vivacidade, Esquilo intranquilo mostra como o medo do desconhecido pode nos impedir de descobrir coisas novas e acrescentar mais sabor, emoção e aventura ao dia a dia. E prova também que não adianta querer controlar tudo, pois às vezes a própria vida se encarrega de desfazer nossos planos, modificar nossa rotina com acontecimentos imprevisíveis e, principalmente, ensinar a ver o mundo a partir de novas perspectivas.