Em Caso de Felicidade

Em Caso de Felicidade

Coleção Coleção Os Romanov

Autor: DAVID FOENKINOS

Preço: R$ 34,00

184 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-2336-5

Assuntos: Ficção – Romance/Novela

Selo: Editora Rocco

Para David Foenkinos, a felicidade é tão improvável que ele duvida dela já no título de seu livro. Mas, se ainda assim, ela for possível, é bom saber que também pode ser perigosa. Felizes, nos tornamos um pouco desajeitados aos olhos do mundo, além de termos a medida exata do que é ou pode vir a ser a infelicidade. É justamente essa visão perturbadora que acompanha Jean-Jacques, protagonista de Em caso de felicidade, o novo romance do escritor francês, autor de O potencial erótico de minha mulher, também lançado no Brasil pela Rocco. No ápice de uma alegria maior que ele, Jean-Jacques reflete, através de um narrador perspicaz: “Um futuro terrível se projetava diante dele, em sombras imprecisas. Ninguém sabia o que fazer em caso de felicidade. Havia seguro de vida, seguro para veículos e para morte ocorrida dentro de algum veículo. Mas quem nos protegerá da felicidade? Ele acabava de perceber que essa felicidade, tão forte como se tornara, era a pior coisa que podia ter-lhe acontecido.”

Jean-Jacques é um consultor financeiro bem-sucedido que vive uma rotina regrada e um casamento morno com a bela Claire. Pais de Louise, a quem infligem aulas de piano e mandarim, os dois chegaram a um estágio da vida em que o tédio os impede até mesmo de questionar as próprias escolhas. Sua história sobrevive intensamente apenas na lembrança de uma viagem a Genebra, no alvorecer da paixão, que molda o seu modo de ver e sentir a felicidade até hoje. Fiel a essa lembrança antes de tudo, Jean-Jacques se prepara para viver a sua nova Genebra ao conhecer Sônia. Por outro lado, Claire também reviverá essa viagem mítica ao lado de Igor, o detetive tímido que resolve contratar para seguir o marido quando desconfia de sua traição. Mas, ao revisitar a sua felicidade e contrastá-la com todos os sentimentos que ela suscita, os protagonistas de Foenkinos se deparam com um turbilhão de emoções que os levará de volta na direção um do outro, mesmo que não se dêem conta disso inicialmente.

Com um enredo muito bem amarrado que envolve ainda as relações sociais, profissionais e familiares, Claire e Jean-Jacques são protagonistas de uma história aparentemente comum, mas que beira o surreal com sua dose, bem à francesa, de personagens improváveis, confusões e encontros inesperados. Enquanto narra as aventuras e desventuras do casal em crise, Foenkinos expõe, com seu linguajar fluido e muito bem-humorado, uma visão de mundo construída com base na psicanálise, mas que guarda uma veia romântica. Para quem se divertiu com a estranha fixação de Hector, o protagonista de O potencial erótico de minha mulher, em assistir à mulher lavando os vidros das janelas, Jean-Jacques também tem lá as suas fantasias inusitadas: “Ela tinha com as portas uma relação das mais eróticas”, diz o novo protagonista de Foenkinos, um arguto observador das maneiras femininas.

Repleto de tiradas irônicas que deixam escapar reflexões filosóficas sobre a psicologia humana e a fragilidade das nossas relações, Em caso de felicidade é um daqueles romances saborosos que se devora em poucas horas, mas que deixa marcas por muito tempo. O livro comprova o talento inconfundível de David Foenkinos para falar das miudezas do cotidiano de uma forma leve e ao mesmo tempo pungente e captar as idiossincrasias dos casais em seus aspectos mais dissimulados, uma espécie de François Truffaut da literatura contemporânea. Os filmes Jules e Jim, de Truffaut, e Asas do desejo, de Wim Wenders, por sinal, são algumas das referências do escritor, que ele homenageia através da história de Claire e Jean-Jacques, e que só fazem enriquecer a leitura. Em caso de felicidade, ou na ausência dela, vale a pena ler o novo romance de David Foenkinos.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Nascido em Paris, em 1974, David Foenkinos é roteirista de cinema e autor de mais de uma dezena de livros, entre os quais os romances O potencial erótico de minha mulher e A delicadeza, que deu origem ao filme A delicadeza do amor, dirigido por ele e pelo irmão, Stéphane Foenkinos, e estrelado por Audrey Tautou. Saudada por público e crítica, sua obra é traduzida em mais de 20 países. 

Página do autor +