Capa de Dupla exposição

Dupla exposição

Autor: PALOMA VIDAL E ELISA PESSOA

104 pp. | 18,5x18,5 cm

Assuntos: Ficção – Conto, Ficção Nacional

Selo: Anfiteatro

Impresso

ISBN: 978-85-69474-10-4

Preço: R$ 49,90

E-book

Preço: R$ 29,50

E-ISBN: 978-85-69474-11-1

Combinando os textos de Paloma Vidal às imagens de Elisa Pessoa, Dupla exposição é um livro que investiga limites e interações entre linguagens, tempos e gêneros. Na introdução, a escritora Maria Esther Maciel o define como “um ousado experimento narrativo-visual no qual os aspectos sensoriais da escrita se intensificam nos matizes e no movimento cromático das imagens, sem que estas fiquem a serviço daquela e vice-versa”. Entre aproximações e desvios, as autoras sobrepõem o verbal e o pictórico para levar a um novo patamar seus trabalhos individuais – que, em comum, abordam temas como a memória, o inconsciente e a intimidade. A obra inaugura a coleção Duplex, na qual o selo Anfiteatro abre espaço para livros que promovem o diálogo entre diferentes linguagens.
 
Elizabeth Bishop, traduções, transcrições e paisagens invernais se mesclam na narrativa de “Please come flying”. “EFA”, por sua vez, traz recordações da infância, braçadas em piscinas e caminhos estrangeiros. Uma exposição de Edward Hopper no Gran Palais leva a reminiscências irreais em “Sun in an empty room”, enquanto “Sempre a partida” confunde sonhos e pronomes. “Venice” surge como uma série de quadros ordenados lado a lado, “Tavistock Square” é uma praça onde não há esquilos (mas há pássaros), “10 exercícios para” surge pelo som de uma árvore que caiu com o vento, “Un petit noir comme celui-là” abre a janela para um mundo de devaneios e “Melancolia: modo de usar” constrói o universo condicional de uma viagem ao México.
 
Em todas elas, cenas cotidianas, conversas casuais e memórias incertas se mesclam aos traços, cores e texturas que as acompanham, questionam e complementam. Trabalhando juntas desde 2013, Paloma Vidal e Elisa Pessoa dão continuidade a uma busca conceitual que também levou a leituras performáticas nas quais as linguagens se relacionam em um jogo de correspondências e desencontros na junção dos mais diversos elementos – como a voz, a escrita e a imagem.
 
Entre afinidades e dissonâncias, o familiar e o estranho, a prosa e a poesia, o visto e o não dito, Dupla exposição mostra como imagens e narrativas são capazes de travar uma relação simbiótica para acentuar mutuamente suas forças sugestivas. Mais do que isso, como na técnica fotográfica que dá nome ao livro, registros distintos resultam num híbrido que ganha vida própria e revela como a instabilidade pode ser capaz de promover uma surpreendente harmonia.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Paloma Vidal nasceu em Buenos Aires e desde os dois anos vive no Brasil. Publicou, entre outros, os livros de contos A duas mãos (7Letras, 2003) e Mais ao sul (Língua Geral, 2008); os romances Algum lugar (7Letras, 2009) e Mar azul (Rocco, 2012); e as peças Três peças (Dobra, 2014). Escreve no blog “Lugares onde eu não estou” (www.escritosgeograficos.blogspot.com), um diário poético que resultou na publicação dos livros Durante e Dois (7Letras, 2015). É editora da revista Grumo (www.salagrumo.com) e organizou para a editora Rocco a coleção Entrecríticas, que reúne ensaios de crítica contemporânea. Traduziu vários autores, como Clarice Lispector, Tamara Kamenszain e Margo Glantz. É professora de Teoria Literária na Universidade Federal de São Paulo.
 
Elisa Pessoa iniciou seu trabalho com fotografia e Super8 nos anos 1990, ao mesmo tempo em que se formou em Ciências da Educação e em Artes Visuais em Paris. De volta ao Brasil, desde 2005 vem realizando vídeos, videoinstalações e vídeo-intervenções. Em 2006, foi contemplada pelo Rumos Itaú Cultural com o vídeo-dança Passagem. Em 2009, foi residente no Centre International Les Recollets, de Paris. Recebeu em 2010 e 2015 o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea. Em 2013, ganhou a Bolsa Funarte de estímulo à criação artística. Participou de exposições coletivas, como a Nova Arte Nova (CCBB RJ e SP), Fumées (2015, Hotel Paris – RJ), entre outras. De suas exposições individuais, destacam-se: Porta-retrato (2007, Galeria A Gentil Carioca – RJ); Em círculo (2008, Galeria do Lago do Museu da República – RJ);  ¼ (2011, Espaço Funarte – SP); Diálogo (2013, Antiga fábrica da Bhering – RJ).
 

Página do autor +