Decolando para a Felicidade

Decolando para a Felicidade

Coleção Trilogia O Último Policial

Autor: RUY MARRA

Preço: R$ 19,00

104 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-2349-5

Assuntos: Comportamento, Ficção – Romance/Novela, Saúde/ Alimentação

Selo: Editora Rocco

Bernard é um executivo muito bem-sucedido. Carimbou o passaporte logo depois de concluir o Ensino Médio para fazer um intercâmbio nos Estados Unidos, e por lá ficou depois de concluir o curso de direito de Harvard. Desde então, seguiu uma rotina que prezava somente o trabalho: "qualquer ação, pensamento ou respiração fora do ‘to do list’" eram ignorados. Essa dedicação profissional lhe rendeu o cargo de vice-presidente de uma grande empresa de telecomunicações norte-americana, além de uma rotina de trabalho entremeada por cobrança e muito estresse. Mal sabia ele que um convite para reencontrar sua turma da escola mudaria sua vida e o salvaria de um infarto. Este é o ponto de partida de Decolando para a felicidade, romance de estréia do bicampeão brasileiro de parapente, instrutor de vôo livre e consultor Ruy Marra.

No livro, Marra utiliza personagens fictícios para contar uma história real. Ele próprio trocou uma bem-sucedida carreira de advogado, especializado em propriedade intelectual, pelo vôo duplo. Abriu mão de uma vida entre as quatro paredes de um escritório para ficar mais próximo da natureza, da família e de si mesmo. Transformou o risco do salto de asa-delta numa metáfora para as dificuldades da vida. E, em mais de dez anos de prática, desenvolveu técnicas de superação do medo e do estresse, para mostrar que o vôo duplo não é um salto para o vácuo. Ao contrário, ele pode ser sim uma decolagem para a felicidade, uma etapa fundamental na superação das inseguranças que entravam a vida.

O mote do livro é um encontro de Bernard, protagonista do livro e alter-ego do autor, com antigos amigos de escola. Para sua surpresa, no entanto, quando chegou ao encontro ele mal foi reconhecido. A calvície e os cabelos brancos faziam com que ele parecesse muito mais velho que seus amigos. Um deles, Ricardo, tinha desistido de uma carreira promissora na advocacia para dedicar seu tempo aos vôos de asa-delta. Desde então, tinha ganhado diversos prêmios e feito mais de 19 mil vôos duplos. A receita do sucesso: o controle do estresse. Preocupado com a saúde de Bernard, Ricardo alertou-o para os perigos do estresse e convidou-o para passar uns dias em sua casa num condomínio dentro da Mata Atlântica no bairro de São Conrado. Bernard, sempre muito ocupado, recusou, mas não esqueceu o convite.

De volta aos EUA, Bernard mergulhou novamente na rotina de trabalho. Uma semana após seu retorno a Nova York, foi parar na sala do clínico geral do departamento de Recursos Humanos. Dez anos de trabalho incessante lhe rendeu o diagnóstico de burnout, ou síndrome de excesso de trabalho. Segundo o médico, só uma mudança na rotina poderia reverter seu quadro. Para se recuperar, Bernard foi obrigado a tirar dois meses de licença. Ele aceita, então, o convite que Ricardo havia feito durante a reunião de escola e vai para sua casa em São Conrado.

 

A partir daí, Ruy Marra utiliza a ficção para descrever a pesquisa que realiza há anos sobre o estresse e suas conseqüências para a saúde do homem. No livro, ele descreve em detalhes o mecanismo bioquímico da tensão no corpo e como a produção de adrenalina e cortisol provoca mil e quatrocentas reações fisíco-químicas em menos de três segundos. Essa reação natural do corpo, ao contrário do que muitos imaginam, "é tão antiga quanto o homem" era ela que permitia ao homem atacar ou fugir quando se deparava com um animal selvagem. O que a torna perigosa nos dias de hoje é que o homem está cada vez mais sedentário e não desgasta o excesso de adrenalina liberado. O resultado disso é nervosismo, taquicardia, insônia, perda de memória recente e falta de apetite, sintomas que Bernard apresentava ao chegar à casa de Ricardo, mas que consegue reverter depois de seguir os conselhos de seu amigo.

Numa mistura de estudo científico, principalmente de neurociência, com fundamentos de filosofia indiana, o livro Decolando para a felicidade é uma lição para todos aqueles que colocam a carreira acima da vida e que desrespeitam o próprio corpo. São muitos os que irão se identificar com a história de Bernard e se inspirar a dar a volta por cima ou, quem sabe, até mesmo saltar de asa-delta. Num mundo onde o sucesso profissional está acima de tudo e que nos acostumamos à constante sensação de estresse, Ruy Marra revela a receita para viver uma vida equilibrada.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Ruy Marra é advogado, e largou a sua carreira para se dedicar ao vôo duplo de asa-delta. Ruy é bicampeão brasileiro de vôo livre, é consultor-chefe da Superar Consultoria, na área gestão emocional para RH e treinamento, além de sócio da Superfly, centro de instrução e vôos de asa-delta e parapente. Mais informações sobre serviços de consultoria, palestras e implementação de programas desenvolvendo soluções emocionais gerando performance no site www.superar.esp.br

Página do autor +