De Volta para Casa

De Volta para Casa

Coleção Coleção Marginália

Autor: NORMAN FISCHER

Preço: R$ 38,00

272 pp. | 14x21 cm

ISBN: 9788532525307

Assuntos: Religião/Espiritualidade

Selo: Editora Rocco

A Odisseia de Homero é um dos maiores clássicos da humanidade. Por meio desta história comovente, o autor judeu-americano e seguidor da religião budista, Norman Fischer, retirou as melhores lições e escreveu o livro De volta para casa – Usando a sabedoria da Odisseia de Homero para navegar pelas ciladas e armadilhas da vida. O título remete às aventuras e dificuldades vividas por Ulisses em sua viagem de Troia regressando para Ítaca, seu lar, onde o esperavam, há 20 anos, sua esposa Penélope e seu filho Telêmaco.

Para o autor, muitas vezes em nossas vidas percorremos caminhos misteriosos, sombrios e desconhecidos, acreditamos nos conhecer e acabamos nos desorientando. Este livro, de fato, é uma dessas ajudas espirituais. Ele vai ajudar o leitor a avaliar melhor o sentido de sua viagem pessoal, fornecendo ferramentas e considerações para equilibrar os passos quando caminhar pela escuridão da vida.

A imagem da viagem empreendida por Ulisses na Odisseia, de Homero, funciona como uma metáfora. O herói é submetido a muitas provações e adversidades, encara inimigos perversos e implacáveis, recebe ajuda, enfrenta o perigo e, ao final, alcança seu objetivo vencendo todas as disputas e atingindo a sua meta, o retorno ao lar, ao princípio de sua jornada.

O autor destaca que a Odisseia permaneceu viva por todos esses séculos porque suas histórias são, de certo modo, verdadeiras. Para ele, nós somos Ulisses. Para crescer e velejar, precisamos de identidades, personalidades plausíveis e histórias encorajadoras que impulsionem o nosso viver. Devemos continuar nossa jornada até o fim, mesmo que, de tempos em tempos, seja necessário recomeçar. A viagem real não é na direção de um lugar novo, mas de volta ao lar, à natureza básica. O Nirvana, tão buscado nas religiões orientais, é simplesmente um retorno àquilo que somos.

O livro vem com espaços dedicados à meditação zen, orações e exercícios de autoconhecimento em cada capítulo. O autor utiliza sua experiência à frente da Everyday Zen Foundation, como conselheiro espiritual, para instruir os leitores a praticar a tolerância, o desapego e a criar a coragem necessária para enfrentar as adversidades. Também não é preciso ter lido a Odisseia, de Homero, para compreender De volta para casa. A linguagem, simples e direta, é o cartão de embarque para a viagem de autoconhecimento proposta por Fischer.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Norman Fischer é judeu-americano, budista, poeta e um respeitado pensador e defensor dos diálogos inter-religiosos. Ele fundou a Everyday Zen Foundation em 2000, entidade americana sediada em São Francisco, com filiais no México e no Canadá. Lá, Norman e diversos profissionais ministram cursos e palestras sobre meditação e as práticas Zen, mais detalhes no website: www.everydayzen.org.

Página do autor +