De Agora em Diante, uma Pessoa Diferente

De Agora em Diante, uma Pessoa Diferente

Coleção Dorothy tem que morrer

Autor: LAMA SURYA DAS

Preço: R$ 28,00

192 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-2126-2

Assuntos: Religião/Espiritualidade

Selo: Editora Rocco

Logo na introdução deste livro, Lama Surya Das narra a história do peregrino que viaja ao Himalaia à procura de um Buda que lhe desse a última palavra sobre a iluminação. Depois de cruzar um tortuoso e íngreme caminho, ele finalmente encontra o mestre do qual espera ouvir a grande verdade e a justificativa para sua busca. Quando o mestre lhe responde que a vida é sofrimento, fragilidade e dificuldade, o peregrino olha ao seu redor, desapontado, e grita: "Há mais alguém aqui com quem eu possa falar?"

"Eu adoro essa história", revela o autor. A parábola mostra a dificuldade do ser humano em admitir que a vida não é um mar tranqüilo onde ele poderá navegar à vontade, sem ser surpreendido por tempestades indesejáveis. As perdas – que invariavelmente trazem dor e sofrimento –, e a maneira como se lida com elas são as maiores oportunidades para o crescimento espiritual. Elas constituem, também, o principal ingrediente deste lançamento da Editora Rocco.

Em dez capítulos, o autor aprofunda a visão de que o sentimento de perda – que é vivido com a mesma intensidade por uma criança que perde um brinquedo ou um monarca que perde o reino – é um fato inerente à própria vida e à impermanência das coisas. Saber transformar as dificuldades em sabedoria é o que ele chama de Princípio da Pérola. "Dentro de uma ostra, é preciso que um irritante – como um grão de areia ou um pedaço de concha – estimule a ostra a produzir as secreções de muco que envolverão o agente irritante, cristalizando-se finalmente em uma pérola preciosa", explica o autor. O mesmo ocorre com as pessoas quando, a partir da dor e do sofrimento, conseguem lançar mão de seus recursos internos para produzir as pérolas da sabedoria.

Surya dialoga com o leitor de maneira agradável e tocante, revelando a riqueza da filosofia budista com muita clareza, ao tempo em que tece paralelos com fatos aparentemente inexplicáveis que permeiam a existência humana, em sua incansável busca de extrair sentido do caos. Ao longo do livro, ele descreve a experiência de diversas pessoas diante de acontecimentos que não parecem justos ou compreensíveis. Nesse convívio, o leitor descobre a capacidade heróica interna que existe em cada um e que deve ser utilizada no momento de fazer escolhas e tomar decisões corajosas. "Todos nós conhecemos pessoas que se comportam de forma heróica todos os dias, anonimamente."

Lama Surya Das, que é atualmente um dos mais famosos estudiosos do budismo e da meditação no Ocidente, aconselha a técnica de reconhecer e nomear as perdas para que se possa atingir a lucidez dos fatos da vida, uma vez que "o caminho da iluminação é o caminho da plena consciência e lucidez". Para isso, o autor ainda aconselha a técnica da atenção plena, enfatizando que, do ponto de vista budista, somente de "olhos abertos" seremos capazes de discernir o que é verdadeiro, separando o falso do real. "Ser sábio é ser consciente", alerta o autor, que mostra como a atenção plena conduz à lucidez, aumentando conseqüentemente a memória, o foco e o equilíbrio.

 

Comente  
Instagram

O AUTOR

Lama Surya Das estudou durante mais de trinta anos com os maiores mestres espirituais da Ásia, incluindo o Dalai Lama, e é um dos principais representantes da espiritualidade contemporânea e da propagação americana do budismo. Ele é Lama licenciado pela linhagem Dzogchen do Tibete. Poeta, tradutor e professor espiritual em tempo integral, ministra leituras, workshops e retiros para meditação em todo o mundo. É autor de três livros e ativista do diálogo interreligioso. Escreve para inúmeras publicações como The Boston Globe, New Age Journal, Los Angeles Times e Tricycle. Vive em Concord, Massachusetts. No Brasil, O despertar do Buda interior e O despertar do coração budista foram publicados pela Rocco.

Página do autor +