Crônicas de Viagem

Crônicas de Viagem

Coleção Biblioteca Hogwarts

Autor: PETER FERRY

Preço: R$ 36,50

272 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-2754-7

Assuntos: Ficção – Romance/Novela

Selo: Editora Rocco

Peter Ferry é um contador de histórias, como ele mesmo prefere se definir. Em Crônicas de viagem , o professor, escritor e editor americano – que publica artigos sobre viagens em jornais como o CHICAGO TRIBUNE e o CHICAGO SUN-TIMES – mescla as histórias de suas andanças pelo mundo com uma narrativa que desafia as fronteiras entre ficção e realidade. Na verdade, tudo no livro, mesmo o relato de viagens, parece flertar com a curiosa e encantadora relação entre experiência e invenção.

É numa sala de aula, frente a seus alunos, que Ferry apresenta Lisa Kim, uma jovem vítima de um acidente de carro e de quem ele conta ter presenciado os últimos instantes de vida. A partir daí, o autor se torna narrador de uma história que mantém as raízes num acontecimento de sua vida pessoal, transformando-se ele também no personagem de um conto que deixa o leitor curioso para saber mais sobre a vida de Lisa e sua relação com o autor, já não se importando se alguns detalhes são reais ou imaginados.

Outro personagem sempre presente é Lydia Greene, parceira de Ferry e com quem ele passou uma longa temporada no México. No fragmento “Escritos de Viagem”, sobre a estada na cidade mexicana de Cuernavaca, o autor justifica a busca por novos ares: “eu estava tentando passar um período fora dos Estados Unidos, a fim de enxergar o país de longe e escrever”. E logo se corrige: “para falar a verdade, eu queria muito virar um exilado”.

É justamente esse glamour do exílio que impressiona Ferry nas figuras que ele encontra em suas viagens, entre eles Charlie Duke, homem de caráter contraditório que se sente seduzido, ao mesmo tempo, pela vida simples e pela notoriedade que se pode ganhar em regiões afastadas dos grandes centros urbanos. Bobby Quinn é outro personagem peculiar. Ele se divide entre a vida de pescador no Alasca e os encantos e prazeres do paraíso da prostituição em Bangkok, na Tailândia.

Em parte mistério, em parte história de amor, em parte um comentário sobre a arte da escrita, Crônicas de viagem é um livro inclassificável sobre jornadas – geográficas ou psicológicas, reais ou inventadas. O leitor embarca em uma excursão simbólica até os limites desconhecidos da relação humana, em diferentes cenários, e para além deles, nos vastos continentes da criação ficcional.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Ele mora em Evanston, Illinois, onde trabalha como professor, escritor e editor. Escreve crônicas de viagem para o Chicago Tribune e o Chicago Sun-Times, e já publicou diversos contos.

Página do autor +