Contos de Amor e Ciúme

Contos de Amor e Ciúme

Coleção Dorothy tem que morrer

Autor: MACHADO DE ASSIS (ORG. DE GUSTAVO BERNARDO)

Preço: R$ 23,00

176 pp. | 14 x21 cm

ISBN: 978-85-61384-04-3

Assuntos: Ficção – Conto, Ficção Nacional

Selo: Rocco Jovens Leitores

Disponível em e-book

Preço: R$ 16,00

E-ISBN: 978-85-81220-23-9

No ano do centenário da morte de Machado de Assis, a Rocco leva aos jovens leitores uma coletânea de contos do maior escritor brasileiro sobre um tema que atravessa os séculos: o amor e aquele que é considerado sua sombra, o ciúme. Responsável pelo dilema amoroso mais discutido da literatura brasileira, a suposta traição de Capitu, em Dom Casmurro, Machado de Assis reflete sobre o ciúme, direta ou indiretamente, também em inúmeros contos e até mesmo poemas. Os textos reunidos em Contos de amor e ciúme foram escolhidos pelo escritor, professor e crítico literário Gustavo Bernardo. “Procurei selecionar os contos mais ricos para debate, primeiro, e depois para representar bem o estilo machadiano”, afirma.

Contos de amor e ciúme reúne seis contos publicados originalmente entre 1864 e 1884, em periódicos como o Jornal das famílias, A estação e a Gazeta de Notícias. Histórias famosas do escritor, como “A cartomante” e “To be or not to be”, convivem com outras menos conhecidas do público atual como “Frei Simão”, “O segredo de Augusta”, “O machete” e “Curiosidade”, além do delicado poema “A Carolina”, publicado em 1906, em que Machado faz uma homenagem a sua mulher, morta dois anos antes. Em todos eles, Machado reflete sobre a face oculta do amor por meio de histórias muito bem construídas e ricas de múltiplos significados.

Segundo Gustavo Bernardo, iniciar a leitura de Machado de Assis pelos contos é uma boa forma de se familiarizar com a sua obra e despertar nos jovens a paixão pelo grande escritor. Para ele, “o texto de Machado de Assis não é de modo algum hermético e suas sutilezas irônicas fazem um bom par com a ironia natural dos jovens”. De fato, a ironia está presente em toda a obra de Machado, e não poderia ser diferente nos contos que compõem o livro, seja para provocar reflexões sobre as relações humanas ou criticar as instituições políticas, sociais e religiosas. Como explica Gustavo Bernardo na apresentação da obra: “O amor, muitas vezes associado ao ciúme ou ao medo extremo da traição, serve também de vitrine para o autor expor a sua verve crítica e irônica sobre o comportamento da sociedade no fim do século XIX.”

Com efeito, esse mergulho no universo machadiano pelo viés do ciúme resulta num livro que se devora com facilidade, seja porque o ciúme mexe com o íntimo de cada um, seja porque ele nos diz bem mais acerca de nós mesmos e do próximo do que imaginamos. Afinal, “a combinação amor e ciúme não é um tema trivial, ligado apenas às fofocas do dia-a-dia. É um tema atemporal que toca nas grandes questões da nossa existência: a importância do outro e a impossibilidade de saber a verdade toda sobre as pessoas”, como afirma Gustavo Bernardo ainda no texto de abertura.

Contos de amor e ciúme sai pela coleção Contos para Jovens, que reúne obras de Lygia Fagundes Telles, Roseana Murray, Rosa Amanda Strausz e Heloisa Seixas. O próximo livro da coleção é uma coletânea de Arthur Azevedo, organizada pelo escritor, ator e contador de histórias Augusto Pessôa, que já participou de diversas montagens de textos do escritor maranhense.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Joaquim Maria Machado de Assis foi jornalista, cronista, contista, romancista, poeta e teatrólogo. Nasceu em 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro, cidade onde também faleceu, em 29 de setembro de 1908. Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891), Dom Casmurro (1899), Esaú e Jacó (1904) e Memorial de Aires (1908) são algumas das obras que fizeram dele o escritor maior das letras brasileiras e um dos mais significativos autores da literatura de língua portuguesa.

Gustavo Bernardo, organizador de Contos de amor e ciúme, é professor de Teoria Literária da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ministrou cursos sobre Machado de Assis para alunos de Pós-graduação. O ensaio Educação pelo argumento, a novela O mágico de verdade e o romance Reviravolta são os livros do autor publicados pela Rocco.

Página do autor +