Como Sobreviver na Escola

Como Sobreviver na Escola

Coleção Coleção Os Romanov

Autor: BERNADETTE COSTA-PRADES & ROLAND BELLER

Preço: R$ 28,00

176 pp. | 14,5x22,5 cm

ISBN: 9788561384005

Assuntos: Comportamento, Psicologia/Relacionamento

Selo: Editora Rocco

A série Como sobreviver…, escrita pela jornalista francesa Bernadette Costa-Prades em parceria com psicólogos e educadores e publicada no Brasil dentro da coleção Altas Ajudas, da Rocco Jovens Leitores, ganha mais um título que tem tudo para cair no gosto da garotada e conquistar a confiança dos pais. Depois de Como sobreviver em família, Como sobreviver sendo um menino e Como sobreviver sendo uma menina, chega às prateleiras Como sobreviver na escola, um manual com dicas práticas e efetivas para ajudar a resolver os problemas que surgem no cotidiano escolar de crianças e adolescentes.

Mais uma vez, os autores acertam a mão ao abordar situações delicadas que fazem parte do dia-a-dia de meninos e meninas com uma linguagem dinâmica e descontraída, auxiliada por ilustrações muito bem-humoradas. Dessa vez,  o foco é a escola, as relações com colegas e professores e as dificuldades que surgem ao longo do caminho. Afinal, quem nunca estudou muito e mesmo assim tirou nota baixa, fugiu de dever de casa, teve professor-carrasco, ou não se esforçou para ser aceito pelo resto da turma? Esses são apenas alguns dos temas tratados de forma sincera e sensata pelos autores, sempre dando uma forcinha para a auto-estima e estimulando a autonomia da garotada, não só em relação às suas responsabilidades, mas também no sentido de manter-se fiel aos próprios sentimentos e valores.

Com as questões abordadas no livro, ninguém fica de fora. Há dicas para o bagunceiro que não consegue se concentrar nas aulas e para o bom aluno que o resto da turma chama, pejorativamente, de intelectual; reflexões sobre situações como “Fomos todos castigados, mas não sei se devo ‘entregar’ o verdadeiro culpado”;  “Eu colei e me pegaram”; “Não colei e estão me acusando”; “Sou novo(a) na escola, ninguém fala comigo…”; Tirei zero e não sei como dizer em casa…”; enfim, situações corriqueiras no dia-a-dia escolar, mas que causam medo e insegurança e podem atrapalhar, e muito, o bom desempenho do aluno e suas relações sociais dentro e fora da escola. Mas, se a lista de problemas é enorme, a de soluções é maior ainda. Para cada reclamação, os autores propõem várias saídas e maneiras saudáveis e inteligentes de lidar com os problemas, deixando claro que, na escola e na vida, não dá para fugir deles.

Como sobreviver na escola é um manual indispensável não só para crianças e adolescentes, mas também para pais e professores que buscam compreender melhor as atitudes e o que vai pela cabeça dessa turma que passa aproximadamente mil horas por ano nas salas de aula, adquirindo não só conhecimento, mas também experiências que levarão para a vida toda e ajudarão a moldar o seu caráter e a sua personalidade. Tudo isso com muito bom humor e a leveza de um bate-papo entre amigos.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Roland Beller, psiquiatra infantil e psicanalista, e Bernadette Costa-Prades, jornalista, conhecem bem as crianças e os adolescentes. Eles observaram os principais problemas da vida escolar e fazem aqui saques supersagazes para simplificar o cotidiano dos estudantes.

Página do autor +