Como Sobreviver em Família

Como Sobreviver em Família

Coleção Coleção Os Romanov

Autor: BERNADETTE COSTA-PRADES & CATHERINE MATHELIN

Preço: R$ 25,00

160 pp. | 14,5x22,5 cm

ISBN: 85-325-2020-0

Assuntos: Comportamento, Família, Psicologia/Relacionamento

Selo: Editora Rocco

Insegurança, medo, culpa, cobranças, ciúme do irmão mais novo (ou mais velho). Esses são apenas alguns dos fantasmas que atormentam a vida familiar e, principalmente crianças e adolescentes, que são tratados de forma clara, objetiva e muito bem-humorada pelas autoras Catherine Mathelin, psicanalista, e Bernadette Costa-Prades, jornalista, em Como sobreviver em família. Diferente dos guias de educação tradicionais, feitos para pais e mães, este livro é voltado para a criança, com dicas de como ela pode adotar idéias e atitudes simples para viver melhor em família e educar seus pais.

Numa linguagem direta e bem-humorada e com ilustrações também divertidas, o livro ensina a garotada a lidar com os problemas do dia-a-dia de forma clara e ponderada, garantindo uma relação saudável, sincera e afetuosa com os pais. Dividido por temas, cada capítulo aborda um assunto diferente. Há espaço para questões cotidianas como "Não tenho mais vontade de ir à casa de meus avós", as brigas com os irmãos e as cobranças escolares, até outras mais delicadas como "Eu sinto que sou uma decepção para eles…", o divórcio dos pais e a morte de parentes, por exemplo. E tudo é tratado com a devida importância, afinal, o sentimento da criança, seja ele qual for, é sempre legítimo e merece ser ouvido.

Em todos os capítulos, além de uma explicação sobre os possíveis motivos para cada situação, as autoras vão semeando algumas reflexões antes de chegar ao box "Agora é com você", em que dão dicas realmente práticas e acessíveis como "Faça você mesmo a arrumação do seu quarto; isso evitará que seus pais entrem e eventualmente esbarrem em coisas muito pessoais…", no item "Minha mãe entra no meu quarto sem bater"; ou "Não se sinta obrigado a voar em socorro de seu pai ou de sua mãe, feito um bravo cavaleiro ou uma corajosa princesa. Eles já estão bem crescidos e sabem se virar sozinhos", quando o assunto é "Meus pais não param de brigar". Neste caso há ainda uma "Dica legal" para arrematar o assunto: "Para as crianças é mesmo difícil entender a vida dos adultos. Da mesma forma, aliás, que briga de irmãos &e–acute; para os pais…"

Em Como sobreviver em família, os pequenos e grandes desafios de crianças e adolescentes são tratados com naturalidade e bom-humor. Ao desmistificar certos comportamentos paternos e ensinar os filhos a enxergar seus próprios defeitos e desejos com bom senso e pé no chão, as autoras ajudam as crianças a tirar melhor proveito da vida familiar e crescerem mais fortes e felizes. Os pais também agradecem.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Catherine Mathelin, psicanalista, e Bernadette Costa-Prades, jornalista, conhecem bem crianças e adolescentes. Catherine apresenta um quadro sobre psicanálise em um programa de televisão na França e já escreveu diversos livros para crianças; Bernadette é autora de vários documentários sobre jovens e também já publicou alguns títulos sobre o assunto.

Página do autor +