Chocolat

Chocolat

Coleção Coleção Marginália

Autor: JOANNE HARRIS

Preço: R$ 38,50

320 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-2179-8

Assuntos: Ficção – Romance/Novela

Selo: Editora Rocco

Por anos, a pequena Lansquenet-sous-Tannes, uma vila com menos de 200 pessoas, permanece distante das influências do mundo contemporâneo, fechada em tradição. Isso até a chegada de Vianne Rocher e sua filha Anouk. Sem ligar para preconceitos, a mãe solteira Vianne abre uma acolhedora loja onde serve chocolates que não apenas são do gosto da freguesia, mas que transformam a vida dos clientes. E com a mesma magia que provoca o encanto de seus personagens, a escritora inglesa Joanne Harris enfeitiça os leitores de Chocolat, o romance que vendeu mais de um milhão de exemplares e que foi levado às telas em 2001 por Lasse Hallstrom, em filme estrelado por Juliette Binoche e Johnny Depp.

Vianne e Anouk ajudam os moradores de Lansquenet a se libertar da rotina de isolamento em que estão recolhidos e a combater os preconceitos por trás dos quais eles se protegem. A cidade é controlada pelo severo e jovem pároco Francis Reynaud, que cuida da comunidade como se vivessem antes da queda de alguns tabus religiosos, entre eles o de cumprir jejum e privar-se de pequenas satisfações antes da Páscoa. A contrição é uma das qualidades que os cristãos devem observar, segundo Reynaud. A cidade se divide entre os que se submetem às regras divulgadas pelo sacerdote e os que se rebelam contra sua autoridade. Sob a influência de Vianne, uma mulher vítima da violência do marido tem coragem para abandoná-lo e o grupo de ciganos ao qual Roux pertence passa a ser aceito por Lansquenet. A batalha final é marcada para o Domingo de Páscoa, quando Vianne promove um festival de chocolate e o padre exige dos fiéis que boicotem a degustação de doces.

A convivência harmoniosa entre pontos de vista opostos é mostrada sem temores por Joanne Harris, que escolheu apresentar este moderno conto de fadas através de diferentes narradores. A história é contada, alternadamente, por Vianne e por Reynaud, que revelam, aos poucos, o que viveram no passado e o que os levou a construir as personalidades que tanto influenciam quem está a seu redor. Tanto Vianne quanto Reynaud exercem o poder através do misticismo, seja pela religiosidade ou pela feitiçaria, que a nova moradora de Lansquenet aprendeu com a mãe. O saboroso estilo de Joanne Harris descreve as fragrâncias que invadem Lanquesnet e que definem as características de cada personagem, além de refletir, com leveza, sobre o desafio enfrentado por uma mulher em busca do sucesso profissional, do romance, da realização na maternidade e, principalmente, de vivenciar a liberdade.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Joanne Harris estudou línguas modernas e medievais em Cambridge e foi professora durante 15 anos, antes de se dedicar integralmente a escrever. Seus livros foram publicados em mais de 40 países e ganharam uma série de prêmios britânicos e internacionais. Dela, a Rocco publicou os romances Chocolate, Sapatinhos vermelhos, Cavalheiros e jogadores e Runas, o primeiro volume da série juvenil Runas.

Página do autor +