Cerco

Cerco

Coleção DC Super Hero Girls

Autor: DANIEL FRAZÃO

Preço: R$ 41,00

308 pp. | 14x21 cm

ISBN: 85-325-1760-9

Assuntos: Ficção – Romance/Novela, Ficção Nacional

Selo: Editora Rocco

A ação do livro se passa num domingo que parecia ser só mais um dia entediante na pacata São Felipe, com casais passeando na praça e crianças comendo algodão-doce. Mas aquele domingo seria diferente: cansados das tardes insuportáveis e opressivas, os adolescentes do lugar – armados até os dentes e incrivelmente bem organizados – iniciam ali mesmo, na praça da cidade, um massacre que praticamente varreria São Felipe do mapa.

Não há personagem principal em Cerco, muito menos heróis ou vilões. Em nenhum momento o autor julga o que é certo e o que é errado, limitando-se a narrar o fato sob diversos pontos de vista, acompanhando de perto as ações dos adolescentes e o desespero de vários sobreviventes – como os velhinhos que moravam numa rua completamente dizimada, um ambicioso repórter do jornal local, os músicos de uma banda de rock, e um velho português que jogava damas na praça no momento do ataque.

Aos poucos, as diversas narrativas paralelas vão se cruzando, traçando um mapa da cidade devastada e coberta de sangue, com corpos jogados por todos os cantos. Apesar da pluralidade de elementos, tramas e personagens, todas as histórias estão inteligentemente amarradas em torno do evento principal, o assim chamado "Massacre de São Felipe".

Mais do que provocante e assustador, Cerco é profundamente crítico e questiona o estilo de vida previsível e determinado que oprime os jovens, com seus sonhos livres e transgressores. Qual é o sentido de viver num mundo todo pronto, 100% controlado, onde basta ser um bom menino para conseguir se formar, arrumar um bom emprego, casar e ter filhos bonitinhos? Em Cerco, Daniel Frazão tem a coragem de atacar de frente a mediocridade e a falta de novas perspectivas, dando voz à revolta e ao imprevisível.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Daniel Frazão nasceu em 1978 no Rio de Janeiro e desde os cinco anos vive na cidade serrana de Nova Friburgo. Começou a escrever aos nove, influenciado por quadrinhos e Monteiro Lobato. Hoje, sua estante de cabeceira inclui os beats, Dostoievski, Faulkner, Oswald de Andrade e Rimbaud. Em 2005, foi eleito destaque literário do ano pelo “Megazine”, suplemento jovem do jornal O Globo. Do autor, a Rocco publicou O cerco e Apenas um herói.

Página do autor +