Casei com Você para Ser Feliz

Casei com Você para Ser Feliz

Coleção Biblioteca Hogwarts

Autor: LILY TUCK

Preço: R$ 29,50

216 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-2837-7

Assuntos: Ficção – Romance/Novela

Selo: Editora Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 20,50

E-ISBN: 978-85-81222-43-1

Casei com você pra ser feliz acompanha a última noite do casal Philip e Nina, um matemático e uma pintora, juntos há mais de 40 anos, enquanto Nina vela por Philip em seu leito de morte. A história é narrada através das memórias de Nina, que reconstrói em fragmentos não lineares toda a vida em comum dos dois, desde quando se conheceram ainda jovens em Paris, na década de 1960, passando pela lua de mel no México e viagens e temporadas na França, na Itália e no Caribe.

Ao longo da madrugada, enquanto segura a mão cada vez mais fria de Philip, Nina recorda o período inicial de encantamento, o nascimento da filha Louise, até episódios como infidelidade e traumas pessoais, revelando aos poucos os altos e baixos de um casamento que parece inicialmente perfeito.

Ambos enxergam a vida através de temperamentos próximos de suas paixões – a sensibilidade e o sentimentalismo da artista plástica e a curiosidade analítica do matemático –, o que às vezes os distancia, embora em nenhum momento haja dúvida de que existe amor entre os dois.

Uma das obsessões e assunto de estudo de Philip, o cálculo das probabilidades, também ajuda a conduzir a história: quais as chances de duas pessoas se conhecerem em um país estrangeiro e começarem ali uma vida em conjunto? Qual a probabilidade de o amor durar até o fim da vida?

O romance também aborda constantemente a questão dos segredos que os amantes mantêm entre si, o quanto se revela e o quanto se esconde para preservar o amor. Os temas centrais do livro, porém, são o tempo e a memória, e não apenas na forma – a narrativa que se alterna entre diferentes épocas –, o que é ilustrado por um trecho de aula ministrada por Philip aos seus alunos: "Imaginem uma xícara de chá se espatifando no chão (…). Se vocês tivessem filmado isso, poderiam passar o filme de trás pra frente e ver todos os pedaços surgindo e se juntando de novo. (…) Essa desordem ou entropia dentro de um sistema fechado sempre aumenta com o tempo. Em outras palavras, deixado por sua própria conta, tudo decairá. (…) O aumento da desordem ou entropia com o tempo é um exemplo do que é chamado de a seta da vida. A seta da vida distingue o passado do futuro", diz Philip.

Casei com você para ser feliz recupera a trajetória de uma vida, e a anatomia de um casamento.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Lily Tuck é autora de outros quatro romances, entre eles The News from Paraguay, vencedor do National Book Award (2004). Ela mora na cidade de Nova York.

Página do autor +