Caldeirão de Histórias

Caldeirão de Histórias

Coleção E quem quiser que conte outra

Autor: PRISCILA CAMARGO

Preço: R$ 37,50

48 pp. | 19x28 cm

ISBN: 85-325-1572-X

Assuntos: Infantil, Rocco Pequenos Leitores

Selo: Rocco Pequenos Leitores

Reza a lenda que os contadores de histórias são seres encantados que povoam o mundo real, com o poder de conduzir quem está ouvindo a mundos maravilhosos. E é justamente esta atmosfera de magia e encantamento que, através de sua arte, eles trazem para perto da gente, como se fosse quase de verdade.

Com Priscila Camargo a tradição cumpriu à risca o seu destino. Em 1989 ela entrou em contato pela primeira vez com as Histórias Tradicionais, mais especificamente com as Histórias Sufis. Foi amor à primeira vista. Tocada por toda a sabedoria que costuma envolver essas narrativas, resolveu transformá-las em espetáculos de teatro e desde 1996 dedica-se a contá-las no palco, escolas e em diversas instituições. Para ela, desde então, a profissão de contadora de histórias tem sido uma opção de vida. Um alimento para a alma, que "por sorte e bondade divinas, compartilho também com outras pessoas. Jovens, adultos e especialmente crianças".

O material reunido no livro faz parte do espetáculo do mesmo nome, produzido em 2001, e que continua em cartaz até hoje, colecionando aplausos, platéias e críticas entusiasmadas. Do tal caldeirão saem verdadeiras jóias: uma história turca baseada nas Mil e Uma Noites, Uma fábula sobre a fábula, que mostra como a verdade, ainda que camuflada, consegue entrar em grandes palácios; outra, asiática da tradição sufi, Rustam e a fortaleza de ferro, que descreve as aventuras de Rustam, herói astuto e corajoso, vencendo adversários no mundo real e no mágico. Mas não dá para esquecer a Lenda da Mandioca, lenda indígena brasileira, que chega desvendando os mistérios do mundo através da simplicidade dos povos primitivos. E muito menos A menina que era irmã das sete dives, da Europa Oriental, que apresenta uma menina em pleno rito de passagem. Apesar de ser criada por 7 Dives (seres que abominam os humanos) ela consegue ultrapassar as dificuldades de sua criação e adquirir as delicadas sutilezas de uma princesa.

A intenção da montagem e agora do livro, é despertar o interesse para a leitura e para o ato de contar histórias, estimulando a imaginação e a criatividade dos pequenos espectadores e certamente futuros leitores da arte encantada de Priscila Camargo.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Priscila Camargo estreou em teatro com o grupo Chegança, dirigido por Luiz Mendonça, que desenvolvia um trabalho voltado para as raízes brasileiras.. Na TV Globo, começou em 1976 e trabalhou alguns anos na linha de shows humorísticos e musicais. Mas também fez papéis em novelas como Ciranda de pedra e Direito de amar. Já recebeu indicações para o Prêmio Mambembe de Melhor Atriz e para o de Melhores Espetáculos do Ano, com Boca a Boca. Caldeirão de histórias fez com que Priscila também fosse indicada ao Prêmio Maria Clara Machado de Melhor Atriz.

Página do autor +

MÍDIA