Café da Manhã com Sócrates

Café da Manhã com Sócrates

Coleção Trilogia O Último Policial

Autor: ROBERT ROWLAND SMITH

Preço: R$ 29,00

208 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-2575-8

Assuntos: Autoajuda, Filosofia

Selo: Editora Rocco

Imagine-se sentado numa roda de grandes pensadores contando-lhes detalhadamente seus afazeres no mundo moderno. O que será que eles diriam sobre o fato de você usar o carro para ir até uma academia se exercitar? Ou sobre seu costume de aproveitar uma linda tarde de domingo no interior de um shopping center? Escrito pelo inglês Robert Rowland Smith, Café da manhã com Sócrates é um despertar que vai além do pão com manteiga e café com leite típicos das horas matutinas do dia. É um desjejum filosófico que nutre o leitor com questões de psicologia, sociologia e política implícitas em tarefas cotidianas aparentemente irrelevantes.

Dividida em 18 capítulos, que vão desde “Acordando”, “Arrumando-se” e “Indo para o trabalho” até “Fazendo sexo” e “Dormindo e sonhando”, a obra analisa com olhar atento esses hábitos relativamente simples da vida do ser humano. E, para isso, faz uso frequente não só de ideias já levantadas por filósofos, historiadores, psicanalistas e outros pensadores ilustres, como também recorre a referências na música, na pintura, no cinema e na literatura.

Mais do que um “café da manhã reforçado”, o livro leva o leitor a um mundo inimaginável, no qual, na esteira da academia, poderá surgir, ao seu lado, o historiador social Michel Foucault, explicando como a sua rotina de exercícios é uma forma de controle estatal. Não se assuste também se, quando estiver provando uma roupa numa loja, aparecer o psicanalista Jacques Lacan – como um consultor de compras – falando sobre os perigos do narcisismo. Nem quando, durante as horas exaustivas de trabalho, Karl Marx sussurrar ao seu ouvido que você tem que deixar de ser escravo do salário.

Café da manhã com Sócrates cria todas essas cenas inusitadas e, até certo ponto, surreais, mas de forma clara e objetiva e, principalmente, com uma linguagem muito simples. É a filosofia se integrando ao dia a dia.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Robert Rowland Smith é consultor, professor e escritor nas áreas da filosofia, literatura e psicanálise. Café da manhã com Sócrates, seu mais novo livro, foi publicado em diversos países, como Espanha, Alemanha e Itália. Depois de anos lecionando e prestando consultoria em Oxford, Los Angeles e França, o autor retornou para Londres, onde vive com sua família.

Página do autor +