Cachos e Tranças

Cachos e Tranças

Coleção Foxcraft

Autor: ERICH KÄSTNER

Preço: R$ 24,50

176 pp. | 14x19 cm

ISBN: 9788561396046

Assuntos: Infantil, Rocco Pequenos Leitores

Selo: Rocco Pequenos Leitores

A Rocco traz para a garotada, pelo selo Pavio, a história de duas mocinhas loiras que, num encontro ao acaso, em uma famosa colônia de férias para meninas, percebem, assustadas, que são idênticas, como se estivessem se olhando no espelho – não fosse uma pequena distinção: Luise Palfy tem cachinhos e Lotte Körner usa tranças. Em Cachos e Tranças, clássico moderno da literatura alemã, Erich Kästner, um dos autores de livros infantis mais importantes do século XX, ganhador da prestigiada medalha Hans Christian Andersen, aborda, com um olhar singelo e franco, temas importantes como a solidão, a diferença e a separação.

Na trama, a inquieta e impulsiva Luise mora com o pai, Ludwig Palfy, um renomado maestro, em Viena. A serena e prendada Lotte, por sua vez, mora com a mãe, Luiselotte Körner, uma superocupada redatora da revista Münchner Illustrierte, em Munique. Sem nunca antes terem se encontrado em seus nove anos de idade, as garotas vão passar as férias numa colônia em Seebühl, às margens do lago de Bühl, onde acabam se esbarrando e – após muitos desentendimentos – descobrindo que a surpreendente semelhança entre as duas não é mera coincidência: elas são irmãs!

A incrível descoberta, evidentemente, mudará suas vidas para sempre e, como tal, precisa ser passada a limpo! Para isso, elas resolvem trocar de lugar uma com a outra na volta das férias. Assim, Luise vai para Munique com a mãe então desconhecida e Lotte para Viena com o pai outrora inexistente. Confusão, é lógico, não vai faltar nessa inversão de papéis, ainda mais porque o maestro Ludwig e a redatora Luiselotte mal podem imaginar que suas filhas estão tramando para cruzar mais uma vez seus destinos e assim, quem sabe, reescrever essa história bipartida numa só.

Lançado pela primeira vez em 1949, Cachos e Tranças é um clássico leve e bem-humorado que continua a encantar gerações de leitores. O livro ganhou as telas em 1961, em adaptação intitulada Operação Cupido, e ganhou refilmagem em 1998 com o mesmo nome, alçando Lindsay Lohan, então uma menina, que interpretou as protagonistas, ao estrelato.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Erich Kästner é alemão, nasceu em 1899, em Dresden, e morreu em 1974, em Munique. É considerado um dos autores de livros infantis mais importantes do século XX, ganhador de diversos prêmios, entre eles a prestigiada medalha Hans Christian Andersen. Seus romances e poesias são continuamente reeditados e já foram traduzidos para mais de cinquenta línguas. Dele a Rocco publicou Cachos e Tranças (adaptado para o cinema em 1961, com o título de Operação Cupido, e refilmado em 1998 com o mesmo nome) e Emil e os detetives (várias vezes adaptado para o cinema, incluindo uma vez pelos estúdios Disney, em 1964).

Página do autor +