Aventuras e Desventuras de Tião e Mané

Aventuras e Desventuras de Tião e Mané

Coleção Dorothy tem que morrer

Autor: LURDES GONÇALVES

Preço: R$ 19,00

100 pp. | 14x21 cm

ISBN: 85-325-1976-8

Assuntos: Juvenil, Rocco Jovens Leitores

Selo: Rocco Jovens Leitores

Um menino e seu cão, como milhares, milhões de outros meninos e cães de outras terras e raças, ensinando aos adultos o poder e a importância de ter um amigo. E cultivar sonhos." Este pequeno trecho, escondidinho bem no meio da história, resume bem o simpático Aventuras e desventuras de Tião e Mané, de Lurdes Gonçalves. A autora, que já ganhou o prêmio Jabuti por Calunga, volta a emocionar com um livro muito bem escrito que fala da forte amizade que une um menino de rua e um cachorro vira-lata.

Sem nunca abrir mão da esperança que o faz acreditar num futuro melhor, em que vai poder se juntar aos grupos de meninos e meninas que passam – alegres, barulhentos, carregando tesouros insondáveis nas mochilas – a caminho da escola, Tião é um garoto de sete anos que vive nas ruas fazendo biscates. Mas nessa luta diária pela sobrevivência, além da fome, companheira constante dos dois, a solidão acaba aproximando Tião do vira-lata Mané. Rapidamente eles se tornam amigos inseparáveis na imensidão da cidade. E, claro, passam por muitas peripécias antes do esperado final feliz.

Lançado pela coleção Cidadania da Rocco Jovens Leitores, Aventuras e desventuras de Tião e Mané é um livro tocante que mostra a desigualdade social, a miséria, a infância roubada de milhões de crianças. Nada de grandes aventuras em terras distantes povoadas de fadas e bruxas; nada de super-heróis lutando com super-poderes. As aventuras e os heróis aqui são outros. São todos aqueles meninos e meninas por quem passamos diariamente nas ruas e não sabemos que sonhos acalentam, que talentos escondem. Conseguirão, como Tião, ter a oportunidade de uma vida digna algum dia?

Com sensibilidade e lirismo, mas sem pieguice, Lurdes Gonçalves escreveu uma história que aponta, acima de tudo, para a importância da superação, a força da amizade e o poder dos sonhos. Literatura de qualidade para jovens leitores na forma e no conteúdo.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Lurdes Gonçalves nasceu em Itajubá, Minas Gerais, mas, desde criança, vive em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro. Publicou diversos títulos para crianças e jovens; e escreveu crônicas, contos e entrevistas para vários jornais e revistas de Belo Horizonte, Rio e África Portuguesa. Em 1977, recebeu o prêmio Jabuti pelo livro Calunga.

Página do autor +