As Regras da Casa de Sidra

As Regras da Casa de Sidra

Coleção Biblioteca Hogwarts

Autor: JOHN IRVING

Preço: R$ 59,50

672 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-2822-3

Assuntos: Ficção – Romance/Novela

Selo: Editora Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 29,50

E-ISBN: 978-85-81222-33-2

Nas primeiras décadas do século XX, um pequeno orfanato, localizado, em St. Cloud´s, no estado americano do Maine, funciona como lar dos desvalidos.  É lá que muitas mulheres vão deixar seus filhos para adoção. Diferentemente de outros abrigos, no entanto, as crianças de St. Cloud´s contam com a proteção e o carinho do diretor do hospital, Dr. Wilbur Larch e suas duas enfermeiras assistentes. Mas o local guarda também um segredo: muitas mulheres procuram o orfanato para evitar que seus filhos nasçam.  Pelas mãos de Larch, as crianças nascem pelo parto e morrem pelo aborto.  Uma descoberta que vai impressionar o jovem Homer Wells, órfão que depois de quatro tentativas de adoção resolve crescer em St. Cloud´s e torna-se aprendiz do doutor. 

Publicado originalmente em 1985, As regras da casa de sidra, de John Irving, é uma saga sobre amor e regras – e de que como elas são sistematicamente quebradas e ignoradas. É também um belo romance de formação sobre um jovem aprendiz que procura seu lugar no mundo. Um dos mais importantes representantes da literatura americana contemporânea, ganhador de prêmios de prestígio como o National Book Award, John Irving fala sobre famílias disfuncionais, crianças perdidas e dramas pessoais, temas que lhe são caros, com delicadeza e redenção.  

No início do século XX, médicos são proibidos de fazer abortos. Mas o Dr. Larch cria suas próprias regras.  Ele entende que muitas mulheres têm direito de não levar a gravidez adiante.  Homer Wells, um órfão que nunca foi adotado, cresce sob a proteção de Larch.  O doutor pensa que prepara Wells para sucedê-lo, mas o garoto discorda do doutor com relação às motivações para o aborto. 

O conflito que Irving constrói vem à tona quando um jovem casal, Candy e Wally, procura o orfanato para fazer um aborto.  Homer discorda das ideias e métodos de Larch e finalmente vai embora de St. Cloud´s. Na fazenda de maçãs em que vai morar, também há regras.  Muitas, escritas – como a de não se operar o moedor ou a prensa se o trabalhador andou bebendo – e outras, implícitas. Uma delas, a de não se apaixonar pela mulher de quem o abriga, Homer não seguiu: quando Wally parte para combater na Segunda Guerra Mundial, ele e Candy se apaixonam.  

A paixão gera um fruto. Neste caso, proibido.  O que fazer com a criança que virá?  Ela virá?   Todas essas questões levam Homer novamente de volta para St. Cloud´s e a outro confronto com o Dr. Larch.  Nas mãos deles, está o destino do bebê.

As regras da casa de sidra foi adaptado com sucesso para o cinema com o nome de Regras da vida.  O filme teve Tobey Maguire (Homer Wells), Charlize Teron (Candy), Paul Rudd (Wally) e Michael Caine (Dr. Wilbur Larch) no elenco principal.

Comente  
Instagram

O AUTOR

John Irving é um dos maiores nomes da ficção norte-americana contemporânea, com livros publicados em 35 idiomas. Nascido em 1942, em New Hampshire, alcançou sucesso internacional com O mundo segundo Garp, que lhe rendeu o National Book Award e ganhou uma adaptação cinematográfica, em 1982, estrelada por Robin Williams. Outras obras de destaque de Irving são As regras da Casa de Sidra, que deu origem ao filme Regras da vida, pelo qual recebeu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, A última noite perto do rio e Em uma só pessoa, todas publicadas pela Rocco.

Página do autor +