As Origens da Ordem Política

As Origens da Ordem Política

Coleção Foxcraft

Autor: FRANCIS FUKUYAMA

Preço: R$ 69,50

592 pp. | 16x23 cm

ISBN: 978-85-325-2811-7

Assuntos: Assuntos Contemporâneos, Ciência Política/Relações Internacionais

Selo: Editora Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 29,50

E-ISBN: 978-85-81222-05-9

Em 1989, enquanto o Muro de Berlim caía e o mundo assistia atônito à derrocada de meio século de comunismo na Europa, Francis Fukuyama se destacava com a interpretação mais lúcida e ousada sobre o encerramento da Guerra Fria. Declarando o Fim da História com o triunfo definitivo da democracia liberal sobre qualquer outra forma de regime, o professor da Universidade de Stanford ganhou notoriedade e associou seu nome à nova ordem internacional nascente.  

Desde então, Fukuyama vem se destacando como um dos mais importantes intérpretes da complexa realidade política contemporânea. Em As origens da ordem política, ele se pergunta sobre as razões pelas quais diversos Estados hoje ainda resistem a investir integralmente no modelo ocidental. A resposta, no entanto, exige que o autor saia de sua zona de conforto e transite em outras disciplinas como História, Biologia, Economia e até Arqueologia.

O resultado é uma reflexão profunda e original que percorre a história das instituições politicas e das suas origens mais remotas, em sociedades tribais, até a Revolução Francesa.  Entretanto, ao contrário das tradicionais narrativas historiográficas norte-americanas, Fukuyama não se limita à experiência ocidental. O quadro geral que ele monta recria a reflexão sobre a necessidade humana pela política e insere chineses, indianos e turco-otomanos dentro de um conjunto de experiências que formou o atual quebra-cabeça político, afinal, a universalidade da globalização é determinada justamente pela coexistência dessas diversidades.

Com a ousadia de sempre, Fukuyama oferece ao leitor um enorme passeio pelas principais civilizações da história. Um relato no qual somos levados a descobrir a imensa variedade de tradições e costumes políticos que legaram tanto desafios quanto oportunidades para o mundo contemporâneo. Uma pesquisa notável conduzida por um dos maiores pensadores dos nossos dias.

Comente  
Instagram

O AUTOR

 Nascido em 27 de outubro de 1952, o americano Francis Fukuyama é professor de economia política internacional da Paul H. Nitze School of Advanced International Studies, na Johns Hopkins University, nos EUA. Entre 1996 e 2000, ele foi também professor de políticas públicas na George Mason University. Seu primeiro livro, O fim da história e o último homem (1992), figurou nas listas de mais vendidos de diversos países, como EUA, França, Japão e Chile, tendo ganhado o Los Angeles Times’ Book Critics Award e o Premio Capri (Itália). Especialista em questões políticas e militares da Europa e do Oriente Médio, Fukuyama já integrou o Conselho de Planejamento Político do Departamento de Estado norte-americano. Atualmente, ele é membro do Conselho Presidencial de Ética em Biotecnologia, dentre diversos outros títulos e cargos de prestígio internacional.

Página do autor +

MÍDIA

Aconteceu em Blackrock
Matéria publicada no Megazine