Angústia de Fausto

Angústia de Fausto

Coleção Reversões

Autor: PAULA MASTROBERTI

Preço: R$ 41,50

136 pp. | 17,5x24 cm

ISBN: 85-325-1724-2

Assuntos: Juvenil, Rocco Jovens Leitores

Selo: Rocco Jovens Leitores

E se Fausto fosse uma megaestrela do rock que troca sua alma pelo sucesso eterno? Com esta idéia em mente, a escritora e artista plástica Paula Mastroberti criou Angústia de Fausto, uma nova versão da clássica história do homem que faz um pacto com o diabo. O livro, ilustrado pela própria autora, inaugura uma nova linha editorial da Rocco Jovens Leitores, oferecendo uma literatura bem mais densa ao público a partir de 15 anos.

O romance já começa com Fausto tendo uma crise de overdose de heroína. Ele é um guitarrista adorado em todo o mundo, reconhecido por seu talento, mas que mergulha fundo nas drogas. No meio de um show lotado, ele começa a passar mal. Fausto sua frio, delira, tem visões. A morte sobre o palco é certa. É o fim da linha para um astro adepto da autodestruição. Ou melhor, seria: neste momento de desespero, o ídolo do rock entrega sua alma ao Anjo Mau, em troca de vida, lucidez, juventude, criatividade, fama e poder eternos. Ele nem se dá conta do pacto que fez, mas a dívida será cobrada em seu devido tempo.

Quando Fausto se recupera da crise de overdose, ele volta ao mundo do espetáculo de forma apoteótica, com mais popularidade e prestígio do que ninguém jamais teve. Ele tem tudo, menos Guida, a única a não ver nada de especial em sua arte. Acostumado a ser o centro das atenções, pela primeira vez Fausto esbarra em alguém capaz de desafiar a sua onipotência e o seu orgulho. Por isso, ele sente que precisa conquistá-la. Mesmo contrariado, o Anjo Mau se dispõe a ajudá-lo, mas da maneira mais perversa: Fausto terá que escolher entre o amor e o sucesso profissional. Isto, é claro, se ainda for possível reverter o pacto feito anteriormente.

Para escrever Angústia de Fausto, Paula Mastroberti se inspirou não apenas no clássico Fausto, de Johann Wolfgang von Goethe, mas também em Doutor Fausto, de Thomas Mann, e A trágica história de Doutor Fausto, de Christopher Marlowe. As referências utilizadas, no entanto, vão muito além: desde a ópera Don Giovanni, de Mozart, até o romance Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, passando por histórias do universo do rock. O resultado é uma narrativa moderna e inteligente, capaz de encantar não apenas os jovens a partir de 15 anos, mas também várias gerações de adultos.

Angústia de Fausto é o primeiro título da série Reversões, através da qual Paula Mastroberti lançará mais quatro livros em que também reconta histórias de personagens clássicos da literatura universal. São eles: O heroísmo de Quixote, A loucura de Hamlet e O retorno de Ulisses, inspirados em obras-primas de Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Homero, respectivamente. Recriando as narrativas tradicionais com a roupagem das sociedades pós-modernas, Reversões se propõe a despertar nos jovens o interesse pelos textos consagrados.

Artista plástica, a autora assina também as ilustrações de seus livros. Para Angústia de Fausto, ela se inspirou no mangá, o popular estilo de desenho japonês que tem milhões de fãs em todo o mundo. Os traços de Paula Mastroberti lembram as histórias em quadrinhos mais elaboradas, criando imagens sombrias como o tema do seu novo romance.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Paula Mastroberti nasceu em 1962, em Porto Alegre (RS). É formada em artes plásticas pela UFRGS, mas também escreve, ilustra os próprios livros, pratica kung fu, toca violão, canta e trabalhou com cinema de animação. Em artes plásticas, o que gosta mesmo é de experimentar linguagens diferentes, tendo pertencido à Geração 80 do Sul do país. Em 1995, ela passou a publicar versões pós-modernas de contos de fadas clássicos de Andersen, dos irmãos Grimm e de tradições medievais. Por este projeto, Paula recebeu dois troféus Açorianos, conferidos pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre, além do selo Altamente Recomendável da FNLIJ.

O juri do Prêmio Jabuti de 2006 também deu a Paula Mastroberti o segundo lugar na categoria juvenil pelo livro Heroísmo de Quixote , publicado pela Rocco Jovens Leitores.

Site da autora: www.mastroberti.art.br

 

Página do autor +