Alma & política

Alma & política

Coleção Dorothy tem que morrer

Autor: NILTON BONDER

Preço: R$ 29,90

192 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-3112-4

Assuntos: Política, Religião/Espiritualidade

Selo: Editora Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 19,90

E-ISBN: 978-85-8122-739-9

O mundo atravessa uma fase de profundo antagonismo, provocado por posições extremistas e radicais que não toleram a diversidade de opinião, buscando antes o conflito que a compreensão e o entendimento, uma postura que se torna particularmente perigosa quando conduz ao sectarismo político ou ao fundamentalismo religioso. Em Alma & política, o rabino Nilton Bonder, autor do bestseller A alma imoral, entre outros, faz uma reflexão inovadora e profunda sobre o lugar da política e do partidarismo na evolução humana.
 
Recorrendo à sabedoria judaica, Bonder demonstra que tradições milenares já haviam detectado dois tipos de padrões no aparato de compreensão humana – o intransigente (machmir) e o leniente (mekil). Segundo o autor, estes dois modi operandi básicos deram origem aos embates entre liberal e conservador, esquerda e direita, Democrata e Republicano – resumidamente as duas linhas preponderantes de pensamento político –, estabelecendo tendências pessoais que afetam nossa opinião e julgamento sobre os fatos.
 
A partir destes dois grupos e de seus subgrupos, o autor monta uma biotipologia do pensamento humano caracterizada por inclinações e parcialidades a serem carregadas por toda a vida. Descrevendo-as como “tipos de alma”, como defaults imutáveis de nossa identidade, o autor aponta para uma curiosa intercessão entre política e espiritualidade na caminhada de aperfeiçoamento do ser humano. E explica que é possível oscilar entre esses polos ao longo da vida, de acordo com experiências e circunstâncias pontuais, mas o fato é que todo indivíduo possui uma essência – ou Alma – que tende mais à esquerda, ou mais à direita, um marcador definitivo de nossa personalidade Democrata ou Republicana que nos acompanha por toda a vida.
 
Nesse milenar esforço por civilidade e evolução, nossas inclinações respondem pelas distorções que muitas vezes fazemos do que é real e, ao mesmo tempo, oferecem pistas de como reencontrar equilíbrios e retificar nosso partidarismo. Alma & política é justamente um livro para identificar seu “tipo de Alma” e o regime que lhe é cabido para desinclinar-se. Uma “dieta do tipo de alma”, apontando regimes para as parcialidades do pensamento e de seu sectarismo na busca por isenção, justiça e retidão.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Rabino da Congregação Judaica do Brasil, Nilton Bonder se destacou internacionalmente como um dos maiores intérpretes literários da antiga sabedoria judaica e também como um ativo defensor e promotor do ecumenismo religioso, atributos que fazem com que seus livros sensibilizem leitores das mais diferentes culturas e nacionalidades.
 
Nilton Bonder publicou mais de uma vintena de livros pela Editora Rocco, entre os quais: Exercícios d’Alma; Portais secretos; O sagrado; Tirando os sapatos; Segundas intenções e a trilogia A Cabala da comida; A Cabala do dinheiro; A Cabala da inveja. Sua obra A alma imoral, que deu origem à peça homônima interpretada por Clarice Niskier, é um dos maiores sucessos do teatro brasileiro em todos os tempos, decorridos mais de dez anos de sua estreia.

Página do autor +