Alif, o invisível

Alif, o invisível

Coleção Dorothy tem que morrer

Autor: G. WILLOW WILSON

Preço: R$ 34,50

352 pp. | 15,7x22,7 cm

ISBN: 978-85-6826-306-8

Assuntos: Fantasia, Ficção – Romance/Novela, Rocco Jovens Leitores

Selo: Fantástica Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 22,50

E-ISBN: 978-85-68263-09-9

G. Willow Wilson tem mão hábil para mitos e magia e o tipo de escrita inteligente e  honesta capaz de construir pontes entre culturas e pessoas. Você deveria ler o que ela escreve. – Neil Gaiman

Alif vive num mundo velado. O rosto das mulheres é coberto por um véu. Suas ações como hacker, um segredo. Seu relacionamento com Intisar só permite encontros escondidos na calada da noite. Mesmo seu nome não passa de um apelido. Num contexto em que nada é o que parece, o jovem acaba envolvido em uma trama que envolve vigilância eletrônica e misticismo.

Em Alif, o invisível, romance de estreia da norte-americana convertida ao islamismo G. Willow Wilson, teologia islâmica, o universo dos hackers e os acontecimentos da Primavera Árabe se mesclam para tecer uma rica narrativa, na qual o cotidiano colide com o sobrenatural. Elogiado pela crítica, o romance conquistou o World Fantasy Award, foi finalista do Women’s Prize for Fiction e incluído na tradicional lista de livros notáveis do ano do The New York Times.

Morador da “Cidade”, localizada perto do Golfo Pérsico, Alif escapou por pouco do aparelho repressivo que prendeu e torturou blogueiros e dissidentes da Revolução egípcia. Sua sorte é posta em questão, no entanto, depois que o relacionamento com Intisar acaba, pois a jovem nobre é obrigada a se casar com um marido escolhido pelo pai. Alif utiliza, então, seus conhecimentos em informática para criar um programa capaz de identificá-la só pelo padrão de digitação, na esperança de impedir de ser encontrado online por Intisar.

A criação, porém, excede suas próprias expectativas e atrai a atenção do mais poderoso censor do governo, conhecido como “A Mão de Deus”, interessado em criar o aparelho de vigilância estatal mais sofisticado do mundo. Para complicar a situação, Alif toma posse de um misterioso livro: Alf Yeom: Os mil e um dias, relíquia que contém o segredo para desenvolver um novo nível de tecnologia da informação.

Em comum, o programa desenvolvido por Alif e o livro borram as fronteiras entre dois mundos – o visível e o invisível, a realidade e a ficção. Para impedir que o Alf Yeom caia em mãos erradas e para salvar a própria vida, Alif conta com a ajuda de uma vizinha apaixonada, um djin e uma americana convertida ao Islã. Uma jornada surpreendente que rendeu à autora comparações com escritores como Philip Pullman, Neil Gaiman e J.K. Rowling, por sua capacidade para mesclar diferentes mundos.

Comente  
Instagram

O AUTOR

G. Willow Wilson é autora das graphic novels Air, indicada ao prêmio Eisner, e Cairo, entre outras, e criadora da primeira heroína muçulmana dos quadrinhos, com a série Ms. Marvel, da Marvel Comics. Sua primeira obra não gráfica foi o livro de memórias A leitora do Alcorão, premiado como livro do ano pela Seattle Times. Alif, o invisível é seu primeiro romance.

Página do autor +