Acima de Tudo

Acima de Tudo

Coleção DC Super Hero Girls

Autor: STEVEN GALLOWAY

Preço: R$ 37,00

272 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-2618-2

Assuntos: Ficção – Romance/Novela

Selo: Editora Rocco

Acima de tudo é a história de Salvo Ursari, nascido de uma família romani – popularmente conhecidos como ciganos – na Transilvânia, então sob domínio húngaro, no início do século XX. O leitor é apresentado ao personagem quando, já idoso, realiza a última grande travessia de uma longa carreira como equilibrista, atravessando sobre um arame o vão entre as torres gêmeas do World Trade Center, em 1976.

Ainda criança, Salvo testemunha o assassinato dos seus pais, vítimas da intolerância, e é separado de seus irmãos. A partir daí, o leitor acompanha sua luta pela sobrevivência nas ruas da Europa, onde descobre e aprimora seu talento para caminhar na corda bamba; nos espetáculos mambembes e em casas suspeitas e respeitáveis pelas cidades europeias e a mudança para os Estados Unidos, onde brilha com uma trupe de acrobatas no circuito circense altamente competitivo do país, nas décadas de 1930 e 1940.

Marcado por uma infância dura e uma série de traumas, Salvo sofre com pesadelos e medos que só o deixam em paz quando caminha no arame. Filho de um povo errante, também é atormentado durante toda sua vida por sentimentos de inadequação e deslocamento, que só consegue superar após encontrar o amor nos Estados Unidos.

Galloway retrata a cultura romani e sua tradição oral, com histórias folclóricas contadas de geração em geração; as transformações da Europa entre as duas grandes guerras e a dificuldade de aceitação do povo de Salvo, vítima de intolerância por todo o continente; e o ambiente das companhias circenses americanas da primeira metade do século XX, grandes empresas que estavam na linha de frente da indústria do entretenimento e justificavam o título de “maior espetáculo da terra’.

Ao mesmo tempo que conta a trajetória do protagonista, o autor apresenta a rica cultura dos ciganos e penetra nos bastidores do mundo do circo. Um romance que atravessa uma época e, na metáfora das torres gêmeas, o vazio que ela deixou.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Steven Galloway nasceu em julho de 1975, em Vancouver, no Canadá, mas cresceu em Kamloops, também cidade da província de British Columbia. Graduou-se na University College of the Caribbo e na University of British Columbia. Seu primeiro romance, Finnie Walsh (2000), foi indicado ao Books in Canada First Novel Award, que premia o melhor livro de estréia escrito em inglês por um cidadão canadense ou residente no país. Sua obra seguinte, Ascension (2003), sucesso de crítica e já traduzido para vários idiomas, foi indicada ao The Ethel Wilson Fiction Prize, premiação concedida ao melhor trabalho de um autor residente em British Columbia. O violoncelista de Sarajevo, seu terceiro romance, foi o primeiro a ser publicado no Brasil.

Página do autor +