A Verdade Através da Névoa

A Verdade Através da Névoa

Coleção Coleção Marginália

Autor: RUTH RENDELL (COMO BARBARA VINE)

Preço: R$ 68,50

428 pp. | 14x21 cm

ISBN: 85-325-2052-9

Assuntos: Ficção – Romance/Novela, Policial, Suspense

Selo: Editora Rocco

A filha de um escritor consagrado, que morre repentinamente, é convidada a escrever a biografia do pai. Uma tarefa aparentemente fácil, se ela soubesse alguma coisa sobre sua infância ou seu passado. Recolhido a uma pequena cidade litorânea na Inglaterra, Gerald Candless, famoso mundialmente, soube preservar sua privacidade, mantendo uma vida familiar aparentemente feliz. As revelações que surgirão a partir da pesquisa da filha, enquanto a família se adapta à perda de seu chefe, são os temas paralelos de A verdade através da névoa, romance de Barbara Vine, heterônimo da especialista em romances policiais britânica, Ruth Rendell.

As contradições humanas são uma especialidade de Barbara Vine, que demonstra o mesmo vigor nos thrillers psicológicos que nas novelas policiais de Ruth Rendell. Em, A verdade atravéis da névoa, nenhum personagem é totalmente bom ou mau. Não há vilões, apenas pessoas que, em algum momento da vida, têm atitudes eticamente reprováveis. Assim, Sarah vai escrever sobre o pai para obter a notoriedade que não conseguiu como professora universitária; o casamento perfeito do escritor com a mulher é pura fachada, ignorada até pelos amigos mais discretos; a viúva Ruth, ofuscada pelo brilhantismo do marido, ressente-se do afastamento das filhas, das quais jamais tentou aproximar-se quando crianças; o escritor arrogante e vaidoso é um pai sinceramente dedicado às meninas, que escolheu a mulher perfeita, imaginando que garantiria a prole bela e inteligente com que sonhava. O egoísmo dos que combinam defeitos e qualidades sob a capa das relações sociais é um traço comum aos personagens.

Contada em sucessivos flashbacks, desencadeados pela pesquisa de Sarah, a história enfoca as semelhanças nas dificuldades das relações amorosas, sejam no meio ou no fim do século XX. Se preconceitos e a repressão sexual prejudicavam os amantes no passado, na atualidade o maior problema que eles precisam superar é a falta de comunicação. As histórias paralelas de cada personagem e a recuperação diante de perdas e da morte estão na teia de acontecimentos interligados habilmente montada por Ruth Rendell, que faz de Gerald a chave para a compreensão do comportamento de todos os personagens que o cercam. Chave que só é entregue ao leitor na última página do romance

Comente  
Instagram

O AUTOR

Barbara Vine é pseudônimo de Ruth Rendell, nascida em 1932 e considerada uma das maiores escritoras contemporâneas de suspense, com livros que se tornaram bestsellers no mundo inteiro e foram traduzidos para 25 idiomas. Como Barbara Vine, escreveu romances de cunho psicológico, adaptados para a TV pela BBC.

Página do autor +