A Última Noite Perto do Rio

A Última Noite Perto do Rio

Coleção Biblioteca Hogwarts

Autor: JOHN IRVING

Preço: R$ 64,50

672 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-2726-4

Assuntos: Ficção – Romance/Novela

Selo: Editora Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 29,50

E-ISBN: 978-85-81221-17-5

Em 1954, o jovem Angel morre ao escorregar entre troncos de árvores e afogar-se debaixo deles, no rio que dá nome ao isolado e lúgubre assento madeireiro de Twisted River. A morte expõe os perigos do trabalho na indústria madeireira e Dominic Baciagalupo, cozinheiro do acampamento dos operários, mantém seu filho de 12 anos, Daniel, cada vez mais perto de si, e longe de qualquer coisa que possa pô-lo em risco naquele lugar. O que Dominic não imagina é que, apesar de todos os cuidados, ele não conseguirá poupar Daniel de protagonizar uma nova tragédia que mudará a vida da dupla para sempre.

A última noite perto do rioé o vigésimo romance do americano John Irving, e o primeiro a ser lançado pela Rocco, que reeditará também dois dos maiores sucessos do escritor, Regras da vida e A última noite perto do rio. Um dos mais importantes representantes da literatura americana contemporânea, ganhador de prêmios de prestígio como o National Book Award, Irving conjuga humor e redenção em sua crítica à América. Família disfuncional, crianças perdidas e dramas pessoais são alguns dos temas recorrentes na obra desse autor, que não se furta a narrar as idiossincrasias do país onde vive.

Nesta saga que registra cinco décadas na vida de Dominic e Daniel, pai e filho são marcados por um acidente que os colocará em rota de fuga por todo o tempo que viverem. A morte de Angel não foi só mais um acidente, algo relativamente comum no assentamento para eles. O corpo afogado no rio trouxe à tona as lembranças da morte da mãe de Daniel e a culpa de Dominic. Dez anos antes, Dominic, Rosie – sua mulher – e seu amigo Ketchum brincavam bêbados sobre o rio congelado. Uma fratura na superfície frágil do gelo foi suficiente para tragar Rosie para debaixo d´água.

A morte de Rosie foi testemunhada por outra mulher, a índia Jane, um dos poucos exemplares do sexo feminino que vivia na localidade. Esposa do instável guarda Carl, Jane era, literalmente, uma grande mulher, exuberante em sua beleza selvagem, compartilhada na cama com Dominic, seu amante. Uma noite, Daniel surpreende o casal na cama do pai. Com a imaginação aterrorizada pelos relatos de ataques de ursos na região, o garoto confunde o corpo que se mexia agitadamente sobre o pai no quarto escuro com um animal. Na intenção de protegê-lo, Daniel reage e mata Jane com um golpe de uma pesada frigideira na cabeça. Ao se dar conta do que aconteceu, já era tarde. Esta é a última noite em que pai e filho passam em Twisted River.

Ao sair de Twisted River, Dominic e Daniel vão em busca da família de Angel para entregar o corpo do menino à mãe, em Boston. É o início de uma nova vida para eles, que, nos próximos 50 anos, serão implacavelmente perseguidos por Carl em busca de vingança pela morte de Jane. Neste meio-tempo, Daniel mostra talentos literários, que lapidou na infância ao ser obrigado pelo pai a faltar a escola para ler dois livros por dia.

A fama não tarda a chegar e Daniel, usando um pseudônimo, lança oito livros semi-autobiográficos. Numa fascinante sequência de histórias dentro da história, Irving mostra, por meio de Daniel, seu alter ego, o processo de criação de uma obra literária.

Comente  
Instagram

O AUTOR

John Irving é um dos maiores nomes da ficção norte-americana contemporânea, com livros publicados em 35 idiomas. Nascido em 1942, em New Hampshire, alcançou sucesso internacional com O mundo segundo Garp, que lhe rendeu o National Book Award e ganhou uma adaptação cinematográfica, em 1982, estrelada por Robin Williams. Outras obras de destaque de Irving são As regras da Casa de Sidra, que deu origem ao filme Regras da vida, pelo qual recebeu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, A última noite perto do rio e Em uma só pessoa, todas publicadas pela Rocco.

Página do autor +