A Morte do Calouro

A Morte do Calouro

Coleção Trilogia O Último Policial

Autor: CECÍLIA VASCONCELLOS

Preço: R$ 28,00

216 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-7980-042-9

Assuntos: Ficção – Romance/Novela, Juvenil, Rocco Jovens Leitores

Selo: Rocco Jovens Leitores

Disponível em e-book

Preço: R$ 19,50

E-ISBN: 978-85-81220-66-6

Autora de uma vasta e premiada obra infantil e juvenil, a carioca Cecília Vasconcellos aborda, em seu primeiro lançamento pela Rocco, um tema que preocupa pais, professores e alunos a cada início de ano: os trotes violentos. Em A morte do calouro, a autora conta a história de Maria Eduarda, uma jovem estudante de Direito que sonha em ser delegada, mas acaba encarando o amargo desafio de investigar uma morte suspeita bem antes de se formar, logo nos seus primeiros dias de aula.

Na trama, Maria Eduarda acaba de entrar para a faculdade. Vitória no vestibular, uma boa universidade, novos amigos, professores gabaritados… A protagonista mal pode esperar pelo primeiro dia de aula. A empolgação, no entanto, logo dá lugar a sentimentos como decepção, revolta, medo. Na aguardada festa de confraternização para os novos alunos – que para Maria Eduarda seria a oportunidade perfeita para se entrosar com a galera da faculdade – um calouro é encontrado morto. Um rapaz jovem, cheio de vida e de sonhos como ela. Uma morte estúpida, chocante, que a jovem estudante não vai deixar passar despercebida.

Depois de ler a notícia da morte de Mariano no jornal, Maria Eduarda se dá conta de que escapou por pouco do “castigo” imposto pelo grupinho de veteranos barra-pesada que organizaram a “festa” valendo-se da ingenuidade dos calouros, ávidos por fazer parte de um grupo. Assim como Mariano, ela também não conseguiu virar a dose de cachaça que selaria o seu “batismo”. Agora, a notícia ecoa pela cabeça da garota. Se ela não tivesse saído correndo da festa, possivelmente teria sido trancada na sauna como o colega que ela não chegou a conhecer.

Com a ajuda da delegada Vitória, conhecida da família, Maria Eduarda está disposta a tudo para esclarecer a morte de Mariano e levar os culpados à cadeia. Mas descobre que, ao contrário dos romances policiais que ela devorou na infância e na adolescência, nem sempre todas as peças do quebra-cabeça se encaixam quando se trata de desvendar um crime na vida real. E que a justiça às vezes cobra um preço alto. Mas vale a pena.

Tratando de um tema atual e complexo, A morte do calouro dá nova vida à tradição do romance policial para a garotada, acrescentando à trama pitadas de filosofia e psicologia que levam os jovens a refletir sobre as relações humanas.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Cecília Vasconcellos é carioca e autora de diversos romances adultos, infantis e juvenis. Alguns deles premiados, como Nas pernas da mentira, que recebeu o Prêmio Luiz Jardim da UBE, o selo Altamente Recomendável da FNLIJ, e foi indicado para o Jabuti. Desde pequena lê e se interessa por thrillers. Mas foi a leitura diária das páginas policiais que a levou a escrever A morte do calouro, trama ambientada na PUC-Rio, faculdade onde cursou seu bacharelado e mestrado. Atualmente, Cecília integra o grupo de roteiro Os empoeirados, que escreve textos para teatro, cinema e televisão.

Página do autor +