A lenda do violeiro invejoso

Autor: FÁBIO SOMBRA

208 pp. | 14x21 cm

Assuntos: Juvenil

Selo: Editora Rocco

Impresso

ISBN: 978-65-5532-115-9

Preço: R$ 44,90

E-book

Preço: R$ 29,90

E-ISBN: 97-865-5595-045-8

Marcolino e Balbino são irmãos gêmeos, órfãos, e foram criados pelo padrinho, mestre Juvenal, o maior cantador de todos os tempos. Juvenal criou os meninos desde que foram deixados na porta de sua casa em uma noite de Natal, e desde cedo ensinou a eles como fazer versos e tocar a viola. Marcolino, no entanto, sempre demonstrou capacidade superior à do irmão.

Aos doze anos, Balbino é consumido pelo ciúme e pela inveja, e decide vender a alma ao diabo em troca de talento insuperável. Mestre Juvenal logo desconfia da habilidade repentina do menino, e quando descobre o negócio do afilhado, expulsa-o de casa. Antes de partir, em uma briga, Balbino acerta a cabeça do irmão, levando consigo a luz de seus olhos – Marcolino agora está cego.

Mais tarde, aos dezesseis anos, Marcolino parte em uma grande aventura com o jumento Mocotó, em busca do irmão, esforçando-se para impedir sua maldade. Essa viagem é repleta de elementos brasileiros, como os desafios de viola e os folhetos de cordel, e marca a superação de Marcolino às dificuldades trazidas por ter perdido a visão.

Marcolino acaba chegando ao Reino de Barabu, um lugar encantado escondido no meio do sertão brasileiro, onde seu irmão está. Lá, após muitas aventuras empolgantes, acontece a disputa em versos entre os irmãos, que marcará a vitória do bem ou do mal.

A lenda do violeiro invejoso reúne paixões antigas do autor Fábio Sombra: Viola caipira, cordel e a capacidade de superação das pessoas portadoras de deficiência. Um romance destinado ao público jovem, que concilia diversos elementos de lendas e cultura brasileiras.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Fábio Sombra é escritor, ilustrador e pesquisador da cultura popular brasileira, com 47 obras publicadas e mais de meio milhão de exemplares vendidos no Brasil. Sombra recebeu por duas vezes o prêmio de altamente recomendável para o jovem da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ e se apresentou em festivais e eventos literários no Brasil, na Inglaterra, em Portugal e na França. Trabalhou também, por muitos anos, nas áreas de turismo nacional e internacional, sendo listado pela respeitada revista inglesa de viagens Condé Nast Traveler, como um dos 50 profissionais de turismo “que todo viajante deveria conhecer”. Sombra nasceu em 1965 e vive até os dias de hoje na cidade do Rio de Janeiro.

Página do autor +