A Dominatrix Gorda

A Dominatrix Gorda

Coleção Trilogia O Último Policial

Autor: JOÃO XIMENES BRAGA

Preço: R$ 33,50

256 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-2604-5

Assuntos: Ficção – Conto, Ficção Nacional

Selo: Editora Rocco

Em mais de 80 crônicas publicadas no jornal O Globo entre 1997 e 2009, João Ximenes Braga faz um retrato sarcástico e inteligente do cotidiano, seja no Rio, em São Paulo ou em outras cidades do mundo, como Nova York e Berlim. A dominatrix gorda aborda, com uma boa dose de humor, temas variados como sexo, carnaval, praia, drogas e até a desigualdade social, mostrados em histórias ouvidas pela rua ou retiradas de conversas com amigos.

O texto que dá nome ao livro, por exemplo, compara Rio de Janeiro e Nova York, usando como referência metáforas com mulheres. Para falar de como se manifesta a beleza das duas cidades, o autor cita a arquitetura e os atributos naturais de ambos os lugares, mostrando que, se a paisagem carioca é feita de contrastes que saltam aos olhos, a nova-iorquina exige uma observação mais cuidadosa.

Enquanto as crônicas Guerra I, Guerra II e Ironia do destino falam de um embate muito comum entre pessoas beirando ou ultrapassando os 30 anos – o grupo dos “com filhos” versus o time dos “sem filhos”, Testosterona e estrogênio se baseia no comportamento de um casal de gêmeos de 1 ano e meio para mostrar a diferença de postura entre homens e mulheres depois de adultos.

Os relacionamentos amorosos entre brasileiros e americanos são analisados, de forma bastante divertida, em Relações internacionais, Oh, yeah! e Comprem um cachorro. Já Relógio biológico conta o caso de amor de uma brasileira e um canadense, morador de Paris, que se conhecem no Rio e decidem namorar a distância. As opiniões dos amigos dela conforme o romance avança arrancam sorrisos até mesmo dos leitores mais sisudos.

A política também está presente, podendo ser vista em O fim dos Garotinho e A volta de Collor. Como bom cronista, João Ximenes Braga captura a alma da cidade e consegue perceber na mais banal das conversas uma história interessante para contar. Em uma narrativa ágil e direta, ele revela seu amor pelo Rio, ainda que reconheça os problemas de sua cidade natal e tenha uma postura crítica em relação a eles.

Comente  
Instagram

O AUTOR

João Ximenes Braga é jornalista e escritor. Começou a carreira em 1991, como repórter do Caderno D, do jornal O Dia, e foi trabalhar em O Globo em 1993. Durante quatro anos, morou em Nova York como correspondente de O Globo, veículo no qual assina uma coluna de crônicas desde 1997. De 2000 a 2002, trabalhou como editor de cultura do site Globonews.com. Em 2007, foi um dos colaboradores de Gilberto Braga na novela Paraíso tropical.

Página do autor +