
A Diversão do Pequeno Nicolau
Coleção Histórias Inéditas do Pequeno Nicolau
Autor: RENÉ GOSCINNY & JEAN-JACQUES SEMPÉ
136 pp. | 14x20,5 cm
Tradução: Pedro Afonso Vasquez
Assuntos: Infantil, Juvenil, Rocco Jovens Leitores
Selo: Rocco Jovens Leitores
Sétimo de oito livros com histórias inéditas do célebre garotinho francês, A diversão do Pequeno Nicolau traz um pouco mais do dia a dia do personagem criado por René Goscinny e Jean-Jacques Sempé há mais de 50 anos e que até hoje encanta adultos e crianças em todo o mundo.
Com traduções em 37 línguas, a série O Pequeno Nicolau vendeu mais de nove milhões de exemplares desde que foi criada, em 1959, e segue conquistando novas gerações de leitores com a simplicidade e profundidade com que retrata o universo infantil, repleto de imaginação, curiosidade, fantasia e uma enorme capacidade de tornar grandiosos os acontecimentos mais corriqueiros.
No novo livro, Nicolau e seus amigos reservam aos leitores muitas aventuras, trapalhadas e risadas. Seja na escola, sempre vigiados de perto pelo inspetor Sopa, no terreno baldio do bairro, onde aprontam mil e uma traquinagens, na piscina pública ou numa excursão a uma fábrica de chocolates, os personagens vivem cada momento com a intensidade que só conhece quem é ou já foi criança de verdade.
Tão popular quanto seu conterrâneo O Pequeno Príncipe, O Pequeno Nicolau ganhou uma série de homenagens na França em seu cinquentenário, em 2009, e foi parar nas telas de cinema no longa O Pequeno Nicolau, dirigido por Laurent Tirard. No mesmo ano, foram publicadas na França as histórias inéditas do personagem, editadas pela filha de René Goscinny, Anne Goscinny, em parceria com o ilustrador Sempé. Da série, a Rocco publicou também A volta às aulas do Pequeno Nicolau, As brincadeiras do Pequeno Nicolau, Os vizinhos do Pequeno Nicolau, A viagem do Pequeno Nicolau, As surpresas do Pequeno Nicolau e O Natal do Pequeno Nicolau.
O AUTOR
René Goscinny nasceu em Paris, no dia 14 de agosto de 1926. Emigrou com a família para a Argentina, onde estudou no Colégio Francês de Buenos Aires. Regressando à França no início da década de 1950, Goscinny cria uma verdadeira galeria de heróis lendários. Em parceria com Jean Jacques-Sempé, concebe as aventuras do Pequeno Nicolau, inventando um linguajar de criança que assegurará o sucesso do célebre estudante. Depois, em colaboração com Alberto Uderzo, cria Asterix, traduzido em 107 línguas e dialetos e uma das obras literárias mais lidas do mundo, e outros sucessos como Lucky Luke, com Maurice de Bévère, Iznogoud, com Jean Tabary, Les Dingodossiers, com Marcel Gotlib etc. No comando da revista Pilote, revolucionou as histórias em quadrinhos. E realizou algumas obras-primas do desenho animado à frente dos Studios Idèfix, junto com Uderzo e Georges Dargaud. Goscinny faleceu em 5 de novembro de 1977. Sobre O Pequeno Nicolau, declarou: “Tenho um carinho muito especial por esse personagem”.