
A cidade sitiada
E-book
Preço: R$ 19,90
E-ISBN: 978-85-812-2784-9
o mês de novembro a Editora Rocco dará início às comemorações do centenário de nascimento de Clarice Lispector, com a edição dos seus três primeiros livros, todos escritos antes que ela completasse 29 anos de idade.
Toda a obra de Clarice será reeditada, entre novembro do corrente ano e 10 de dezembro de 2020 (data exata do centenário), com um novo projeto gráfico tanto de capa quanto de miolo, assinado pelo prestigioso designer Victor Burton, detentor de uma dúzia de Prêmios Jabuti. Além disso, os livros serão enriquecidos com ensaios de importantes críticos e estudiosos, publicados como posfácio, em duas opções: brochuras e livros de capa dura.
A cidade sitiada foi escrito durante os três anos que Clarice viveu em Berna, quando seu marido trabalhava no consulado brasileiro local. Ela sentia-se melancólica, solitária e oprimida pelo silêncio da capital suíça. Isso deve ter sido devido ao fato de que a cidade é majoritariamente germanófila e Clarice, que dominava bem o inglês e o francês não falava alemão.
A autora transferiu suas aflições e sentimentos pessoais para a protagonista, Lucrécia Neves, “mulher sitiada” que sentia-se sufocada no insípido subúrbio de São Geraldo. Assim que terminou de escrever o livro, Clarice rumou para a maternidade, para ter o primeiro filho, Pedro. O posfácio É de Benjamin Moser, traduzido da edição norte-americana por ele coordenada desta obra.

O AUTOR
Reconhecida pela crítica literária brasileira e estrangeira como uma das maiores escritoras do século XX, Clarice Lispector mudou os rumos da narrativa moderna com uma escrita singular, passando por diversos gêneros, do conto ao romance, da crônica à dramaturgia, da entrevista à correspondência e, também, pelas páginas femininas.