
A Casa Pintada
Autor: JOHN GRISHAM
396 pp. | 14x21 cm
Tradução: Aulyde Soares Rodrigues
Assuntos: Ficção – Romance/Novela
Selo: Editora Rocco
John Grisham sempre ouviu com atenção as histórias contadas por sua família. Acrescentou a elas a experiência de infância nos campos de algodão do avô, em Arkansas, Sul dos EUA, e uma dose de ficção. O resultado é A casa pintada, uma novidade na carreira de um dos mais lidos escritores americanos, consagrado no gênero legal thriller. Desta vez não há advogados, o protagonista Luke Chandler tem apenas sete anos, é fã de beisebol, do famoso time de St. Louis, os Cardinals, e de seu principal jogador, Stan Musial. Trabalha na colheita de algodão e conta em detalhes os episódios que envolveram a difícil safra do ano de 1952. Os costumes e valores de uma típica cidade do interior, as aventuras, dramas e o suspense são oferecidos ao leitor sob uma perspectiva infantil.
O patriarca, Eli Chandler — o Pappy —, vive na fazenda com sua mulher, Ruth, o filho Jesse e a nora, pais de Luke. Eles seguem fervorosamente a religião batista. O filho mais novo, Ricky, de 19 anos, luta na Coréia. Todas as preocupações estão voltadas para o cultivo do algodão, que obedece ciclos rigorosos, para as condições climáticas e o arrendamento da terra. Para a colheita, Pappy contrata dez imigrantes mexicanos e uma família de montanheses de Eureka Springs, os Spruill. A convivência entre os grupos não é nada harmoniosa. Hank Spruill tem um temperamento imprevisível e uma força muscular incontrolável. O misterioso mexicano Caubói carrega uma navalha afiada no bolso, semrpe pronta para entrar em ação. Dois assassinatos agitam Black Oak, e eles estão envolvidos. Caubói também assedia Tally Spruill, uma menina de dezessete anos que encanta Luke, com quem troca confidências, segredos e a cumplicidade de um banho sensual no riacho.
Os Latchers são os vizinhos meeiros e miseráveis, que sobrevivem graças à caridade. Quando Libby Latcher, de apenas 14 anos, fica grávida e revela que o pai é Ricky Chandler, a família se mobiliza em torno do bebê e teme o escândalo. Uma enchente, no entanto, provoca a radical mudança de planos. Luke experimenta o prazer de transformar a aparência da casa onde viveu durante toda a sua vida com a ajuda do amigo Trot, ao mesmo tempo que precisa abandoná-la com a família.
O título da obra tem origem numa história contada pela mãe do escritor. Ela lembra que uma colega da escola lhe disse: "Você não sabe do que estou falando porque mora numa casa pintada." A pintura era sinal de status em Black Oak, nos anos 50. Tijolos eram sinônimo de riqueza. Tanto Pappy quanto Jesse lutaram em guerras, e os personagens foram inspirados no marido de uma tia. O autor saiu de Black Oak aos sete anos, era obcecado pelos Cardinals e ouvia as partidas de beisebol no rádio na primavera, quando o algodão já estava plantado.

O AUTOR
John Grisham nasceu em 8 de fevereiro de 1955, na cidade norte-americana de Jonesboro, no Askansas. Quando criança, sonhava ser jogador de beisebol. Jogou algumas vezes como quarterback no time de futebol americano dos Chargers, no Colégio Southaven, no Mississipi. Acabou, por fim, escolhendo o Direito como sua área de atuação, tornando-se advogado especializado em defesa criminal e processos por danos físicos.