A Casa da Felicidade

A Casa da Felicidade

Coleção Trilogia O Último Policial

Autor: LUCY DANZIGER E CATHERINE BIRNDORF

Preço: R$ 42,50

304 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-2650-2

Assuntos: Autoajuda, Reportagem/Relatos

Selo: Editora Rocco

Editora-chefe da revista americana Self, destinada ao público feminino, Lucy Danziger conhece muito bem as pressões que a mulher moderna enfrenta: a dupla jornada em casa e no trabalho, os problemas afetivos, a falta de tempo para os filhos, a responsabilidade financeira, o medo do fracasso, a cobrança por uma aparência física condizente com os padrões de beleza em voga. Ela também sabe que, mesmo quando essas questões são resolvidas e tudo parece perfeito, a autossabotagem, a culpa e o estresse impedem que a felicidade seja experimentada de forma plena. Disposta a ajudar as mulheres a aprender a apreciar os bons momentos e vivenciar uma existência feliz, Lucy se uniu à psiquiatra Catherine Birndorf, especialista em saúde mental, e escreveu A casa da felicidade – 9 ambientes para encontrar a si mesma e superar as pequenas imperfeições da vida, que a Rocco publica no Brasil.

Histórias reais, recolhidas em entrevistas realizadas durante quase dois anos nos Estados Unidos, servem de gancho para esse verdadeiro manual para a melhoria da qualidade de vida. Lucy e Catherine utilizam-se da metáfora de uma casa, onde cada ambiente representa uma área emocional diferente: o quarto corresponde à intimidade – sexo, amor, desejo; o banheiro, aos problemas de saúde e bem-estar; a sala de lazer, aos filhos e pais; o porão é o local das memórias de infância e dos anos de formação; a sala de visitas abriga amigos, vizinhos e comparações; a cozinha é relacionada ao sustento emocional; o quarto das crianças abriga a questão da maternidade; o escritório é ligado à carreira e às demandas financeiras; e, por fim, é no sótão que ficam guardadas as expectativas para o futuro. Cômodo a cômodo, as autoras ensinam como fazer uma faxina emocional em cada ambiente, permitindo que cada leitora identifique padrões de comportamento que minam suas chances de felicidade e adote uma atitude mais saudável.

Para isso, Catherine examina cada um dos relatos, da publicitária que fica furiosa ao ser criticada profissionalmente à dona de casa apavorada porque seu corpo de 50 anos não reflete sua mente inquieta, passando pela assistente administrativa que se realiza socialmente na internet e a jovem que não consegue ter uma vida sexual satisfatória com o homem que quer se casar com ela. Com precisão, a médica identifica os pontos nos quais cada mulher deve focar e as ações sabotadoras que deve abandonar, orientando-as a encontrar o equilíbrio necessário para que possam ter a coragem de mudar. Afinal, como Lucy e Catherine ensinam, “tudo depende de você”. Basta dar o primeiro passo, depois outro e mais outro.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Lucy Danziger é editora-chefe da revista Self desde 2001. Indicada várias vezes para o prestigioso National Magazien Awards, ela se formou na Universidade de Harvard, em 1982, e começou sua carreira jornalística como editora assistente da New York Magazine. Lucy foi editora no New York Times e escreveu para grandes veículos dos Estados Unidos, como as revistas Time e Allure e o jornal USA Today. Ela vive em Nova York com a família.

Catherine Birndorf é formada em medicina pela prestigiada Universidade de Brown, em Providence, Rhode Island, e fez sua residência em psiquiatria em Nova York. Diretora-fundadora do Payne Whitney Women’s Program do Hospital Presbiteriano de Nova York/ Centro Médico Weill Cornell, onde continua a trabalhar como consultora sênior, ela é professora de psiquiatria e obstetrícia. Há anos Catherine dedica-se à saúde mental da mulher, tendo publicado inúmeros artigos, ensaios e capítulos de livro sobre o tema. Ela é membro do conselho de diversas organizações médicas, faz palestras pelo mundo inteiro e é colunista sobre saúde mental da revista Self.

Página do autor +