Capa do livro Tithe

Tithe

Fadas Ousadas e Modernas

Autor: holly black

Tradução: Amanda Orlando

Preço: R$ 36,50

304 pp. | 13x21 cm

ISBN: 85-325-1915-6

Assuntos: FICÇÃO – ROMANCE/NOVELA, SOBRENATURAL/MAGIA

Selo: Rocco

Tithe é um livro que rompe as fronteiras dos romances de fantasia, apresentando um reino mágico povoado por fadas cruéis, lascivas e amorais, onde ira, sangue, desejo e morbidez são elementos que se misturam. Fadas essas que gostam de rock’n’roll, bebem, fumam e se alimentam de atos violentos. A norte-americana Holly Black consegue unir com maestria elementos góticos com toques de cultura pop numa obra fantástica, onde o cruel e o singelo se fundem sem medo de romper tabus.

Kaye é uma menina de 16 anos que leva uma vida bastante atípica. Junto com sua mãe, Ellen, ela vive de cidade em cidade enquanto a mãe busca a fama com sua banda de rock. Tanto Kaye quanto Ellen fumam e bebem demais e estão sempre envolvidas com os homens errados.

Após ser estranhamente espancada pelo namorado, Ellen e a filha voltam para Nova Jersey, cidade natal de ambas, para morar durante algum tempo com a avó da menina. Lá, no lugar onde passou sua infância, Kaye reencontra velhos amigos, tanto seres humanos quanto mitológicos: fadas que a visitavam regularmente e que, depois que ela se tornou adolescente, nunca mais a procuraram, fazendo com que Kaye acabasse por considerar a existência de tais seres como um simples fruto de sua imaginação.

Já na primeira noite em Nova Jersey coisas estranhas começam a acontecer. Primeiro, ela quase é estuprada pelo namorado de sua melhor amiga, um tipo bonito e popular que em circunstâncias comuns nunca olharia para ela. Além disso, um cavalo de madeira parece tomar vida e, em meio a uma tempestade, ela encontra um cavaleiro do reino das fadas ferido nas margens de um córrego. Kaye acaba salvando a vida dele e se apaixonando. Nessa mesma noite, seus velhos amigos encantados a procuram, se mostrando mais reais e assustadores do que nunca. Eles lhe revelam que Roiben, o cavaleiro que ela salvara algumas horas antes, é na verdade uma criatura perigosa, responsável pela morte de um de seus antigos amigos mágicos e que viera buscá-la para ser oferecida como sacrifício na "Tithe", um ritual onde uma jovem e inocente mortal é sacrificada para aplacar o desejo das rainhas fadas. Entretanto, a notícia mais estranha que revelam a Kaye é que, na verdade, ela também é uma fada e que, graças a um encanto, ela consegue assumir a forma humana. Assim, Kaye deve utilizar-se desse trunfo para escapar da Tithe, tarefa que, infelizmente, terá que realizar sem a ajuda deles.

A partir daí, Kaye empenha-se numa luta frenética pela harmonia do reino das fadas e por sua própria vida. Contando apenas com Corny, um velho amigo mortal, ela é obrigada a observar as alterações de seu corpo, que, aos poucos, vai se transformando no de uma fada, aprender a dominar seus novos poderes e ajudar Roiben, que está sobre a maldição de uma das rainhas das fadas, monarca da mais sanguinolenta horda de seres mitológicos. Logo, Kaye e Roiben se tornarão as figuras centrais de uma antiga e mortal guerra entre reinos encantados.

A obra, primeiramente direcionada para um público jovem, acabou sendo lançada nos Estados Unidos como um romance adulto, devido a seu conteúdo maduro, com altas doses de violência e sensualidade. Tithe recebeu diversos prêmios, como o Mythopoeic Award, dedicado a autores de fantasia, o ALA's Best Books for Young Adults e o New York Public Library's "Best 2002 Books for the Teenage".

Comente  
Instagram

O AUTOR

Holly Black nasceu em 1971 numa mansão vitoriana decadente em Nova Jersey. Sua mãe era pintora, fazia bonecas e, nas horas livres, alimentava a filha com histórias de fantasmas e fadas que formaram muito daquilo que faria parte do mundo de Holly posteriormente. Ela teve uma infância feliz, onde passava horas preparando poções mágicas imaginárias e atendendo às necessidades de seus ratos de estimação.

Página do autor +