Capa do livro A Alquimia dos Sabores

A Alquimia dos Sabores

A Culinária Funcional

Autor: joão curvo

Preço: R$ 29,00

160 pp. | 14x21 cm

ISBN: 85-325-1897-4

Assuntos: SAÚDE/ ALIMENTAÇÃO

Selo: Rocco

Em seu novo livro, Alquimia dos sabores, o médico João Curvo dá receitas de pratos saborosos e propõe um cardápio completo para uma semana inteira de alimentação saudável, mas seu objetivo não é ajudar o leitor a emagrecer, engordar ou manter o peso. Suas dicas visam a um exercício contínuo de limpeza do organismo, que se refletirá no fígado, rins, coração, intestinos, pele e cabelos, proporcionando uma vida melhor. Para isso, o Dr. João Curvo explica como adotar no dia-a-dia o que ele chama de culinária funcional – pratos preparados com alimentos que, além de nutrir, proporcionam algum benefício à saúde.

Para o autor, o conceito de peso ideal é muito relativo, algo que vai muito além de fórmulas e regras. Uma pessoa pode ser geneticamente programada para ser obesa, por exemplo, sem que isso signifique feiúra, pressão alta ou qualquer risco para o corpo. Todos deveriam aceitar sua predestinação biológica e se preocupar menos com os padrões de beleza impostos e mais com a saúde. É por isso que o livro não está focado no controle de peso, mas no Potencial Organizador, aquele instinto que todo ser humano tem de saber o que comer, quando comer e o quanto comer

O problema é que as pessoas que se alimentam mal continuamente acabam abafando essa voz interior, tão importante para a sobrevivência saudável de qualquer um.

Segundo o Dr. João Curvo, algumas semanas de alimentação adequada bastam para resgatar a percepção daquilo que nos faz mal, o que passamos a evitar espontaneamente. Nem é preciso abrir mão daqueles pratos que nos dão prazer mas que, em excesso, são prejudiciais à saúde – basta diminuir a quantidade ou deixá-los para ocasiões especiais.

Em Alquimia dos sabores, o Dr. João Curvo sugere um cardápio completo para uma semana inteira de limpeza do organismo, composto exclusivamente de pratos saborosos preparados com alimentos funcionais, cujas receitas são detalhadas no livro. Há saladas diferentes, como a Waldorf light e a salada verde com tangerina; molhos para torná-las mais gostosas e variadas, como o de mostarda, o de iogurte com hortelã e o vinagrete de frutas; sanduíches que podem ser alternativas saudáveis a um almoço ou jantar em dias de corre-corre, como o de tofu com salmão; sopas que podem ser uma refeição leve ou servir apenas como entrada, ótimas para quem deseja reduzir o volume do abdome, como a sopa de abóbora com gengibre e agrião, a de abobrinha com kani-kama ou a de cenoura com champignons; pratos principais que, em sua maioria, previnem doenças degenerativas, como o salmão com abacaxi e molho de laranja, camarões ao creme de manga, shitake na frigideira, beterraba röesti ou cuscuz marroquino; e, por fim, as sobremesas frugais que, como quaisquer outros doces, dão a sensação de prazer e relaxamento, caso do coulis de ameixa, da terrine de cítricos, da maçã do amor diet e dos morangos ao vinagre balsâmico.

Além dos pratos funcionais, o Dr. João Curvo dá uma série de dicas valiosas ao longo do livro. Ele ensina, por exemplo, que o azeite deve ser usado apenas cru, sobre pratos já prontos, porque, quando aquecido, ele se torna gordura "ruim". Além do mais, se for frito, o azeite gera uma substância cancerígena. O médico ensina também que diminuir o sal é um cuidado que deve ser tomado por todos, não apenas pelos hipertensos, pois sal demais acelera o envelhecimento e aumenta a incidência de celulite, entre outros malefícios. O autor aproveita e indica temperos que podem substituir o sal sem tornar a comida sem graça. Outro conselho é tomar um copo de água fria (nunca gelada!) em jejum pela manhã, o que ajuda a eliminar as toxinas do organismo.

Comente  
Instagram

O AUTOR

João Luiz Curvo de Almeida nasceu em 1955, em Corumbá (MS). Formou-se em medicina em 1980, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cursou pós-graduação em nutrologia no Instituto de Pós-graduação Médica Dr. Carlos Chagas, na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Estudou medicina chinesa no Instituto de Acupuntura do Rio de Janeiro e fez estágio na China, pelo Shangai Training Centre of Traditional Chinese Medicine. Mantém um spa com o seu nome em Mangaratiba, no litoral fluminense, e é autor de diversos livros sobre saúde, alimentação e bem-estar.

Página do autor +