Capa do livro Nos Passos De...Ulisses

Nos Passos De...Ulisses

Coleção Nos Passos de ...

Autor: marie-thérèse davidson

Tradução: Renée Eve Leviè

Ilustração: Philippe Poirier

Preço: R$ 40,00

130 pp. | 16x21 cm

ISBN: 85-325-1700-5

Assuntos: JUVENIL, ROCCO JOVENS LEITORES, HISTÓRIA

Selo: Rocco Jovens Leitores

A guerra de Tróia havia chegado ao fim. Ulisses, rei de Ítaca, não via a hora de voltar aos braços de sua amada Penélope, de seu filho Telêmaco e de avistar mais uma vez sua terra natal após quase vinte anos de ausência. Mas para atingir seu intento, o herói grego ainda teria de vencer longas batalhas e enfrentar grandes desafios.

Um deles seria conseguir sua liberdade do reino da sedutora deusa Calipso, que lhe oferecia amor e o dom da imortalidade em troca de tê-lo a seu lado. Ao perceber o forte amor que Ulisses ainda nutria por Penélope, mesmo depois de oito anos sob o seu domínio, a deusa permitiu ao guerreiro construir uma jangada e empurrou-a com um sopro morno para bem longe.

O mar era apenas o começo das aventuras e desventuras de Ulisses. O primeiro confronto foi contra seu maior inimigo: Poseidon – um dos deuses do Olimpo, que sempre armado de um tridente recebeu como herança a missão de reinar sobre as ondas marinhas. Além dessa terrível batalha, o herói teria de enfrentar a ira de outros deuses do Olimpo, perseguidores que querem a todo custo impedir seu retorno a Ítaca.

Em seus 21 capítulos, a história é permeada de homens e seres mitológicos. Além de Zeus, o soberano dos deuses e responsável por instituir a ordem cósmica, e irmão de Poseidon, o guerreiro enfrenta os Ciclopes, seres aterrorizantes com apenas um olho fulgurante no meio da testa. Em meio a tantos Imortais está Ulisses, pobre mortal que vive uma odisséia para retornar aos braços de sua Penélope e de Telêmaco.

Ulisses faz parte da coleção Nos passos..., lançada também na França com grande sucesso. O objetivo da coleção é abordar determinados períodos da história da humanidade, tendo como guia os passos de um herói, um mito ou um grande personagem. Com iconografia documental primorosa, os livros trazem ilustrações e fotos de lugares, monumentos, obras de arte e objetos de uso pessoal. A edição conta também com um glossário, que dá significado às palavras mais incomuns à medida que elas aparecem no texto.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Marie-Therèse Davidson é professora universitária e especialista em clássicos. Quando escreveu para Nos passos de... fez questão de preservar o maravilhoso, sabendo o quanto é importante deixar espaço para que os leitores também possam sonhar um pouco. Em todos os volumes que escreveu soube misturar com muita sensibilidade os aspectos poético e pedagógico das diversas histórias. Mergulhar na aventura do protagonista fica parecendo tão natural que dá até para parar e admirar as pequenas e preciosas ilustrações que são uma constante na coleção. Marie-Thérèse tentou também não mexer em algumas expressões e metáforas encontradas em textos originais, para preservar ainda mais a qualidade literária da obra.

Página do autor +