Capa do livro O Sr. Pip

O Sr. Pip

Autor: lloyd jones

Tradução: Léa Viveiros De Castro

Preço: R$ 34,00

272 pp. | 14x21 cm

ISBN: 9788532522436

Assuntos: FICÇÃO – ROMANCE/NOVELA, LINGUAGEM E LEITURA

Selo: Rocco

Início da década de 1990. Numa ilha do Atlântico Sul que sofre as graves conseqüências de uma guerra civil, um personagem do mestre Charles Dickens é capaz de mudar o destino de uma adolescente e de toda a sua comunidade. Seu nome é sr. Pip. Em uma bela homenagem àquele que é considerado o maior escritor inglês do século XIX, um dos mais premiados autores da Nova Zelândia na atualidade, apresenta a comovente história de Matilda, uma jovem que revela, com suas próprias palavras, a simplicidade e o heroísmo da fictícia Bougainville. Primeiro título de Lloyd Jones a chegar ao mercado internacional, O sr. Pip acaba de ganhar o prêmio oferecido pela Commonwealth e concorre ao Man Booker Prize de 2007.

Isolados por um bloqueio político, econômico e militar, os habitantes da ilha vivem com dificuldades e privações desde que os "brancos" fecharam a mina, única fonte de riqueza de toda a comunidade. Para Matilda, o bloqueio tem um significado ainda mais doloroso. Desde que a sangrenta guerra civil se alastrou pela ilha, a menina nunca mais vira seu pai. A sorte de todos só mudaria quando o único homem branco que restara na aldeia decide reabrir a esquecida e também única escola do local.

Mr. Watts, ou Olho Arregalado, como todos o chamam, é um homem misterioso e excêntrico. Branco, alto e sempre metido em seu terno de linho, mantinha o hábito de usar um nariz de palhaço ao levar sua mulher Grace, uma negra nativa da ilha, para passear como uma rainha em uma carroça. Ninguém saberia dizer por que Olho Arregalado permanecera em Bougainville depois do bloqueio. Sua história só começa a vir à tona quando as crianças são chamadas de volta à escola.

Investido da missão de professor, Mr. Watts inicia a leitura de um livro que logo causaria alvoroço em toda a comunidade. Despertadas de sua pobre rotina, Matilda e as crianças da ilha se encantam com as palavras de Charles Dickens em Grandes Esperanças e, em especial, com as aventuras do personagem conhecido pelo apelido de sr. Pip. Iluminada pelas constantes sessões de leitura na escola, Matilda aprenderia a sonhar com uma vida melhor e a possuir as suas próprias "grandes esperanças".

O impacto da leitura de Grandes Esperanças e o bom entrosamento de Olho Arregalado com as crianças em pouco tempo mobiliza toda a comunidade. Ainda visto com um misto de desconfiança e curiosidade, Mr. Watts decide, então, também receber os adultos em sala de aula, para que cada um transmita aos mais jovens a sabedoria de sua vida comum. A medida desperta a simpatia de alguns moradores e a inveja de outros, como a mãe de Matilda, que não suporta a influência do professor sobre a filha.

Olho Arregalado só não poderia supor que a fama do sr. Pip em Bougainville também chamasse a atenção dos "peles-vermelhas", invasores que travam uma guerra suja contra os rebeldes locais, apelidados de "rambos". Todos querem saber, afinal, quem é o perigoso e subversivo sr. Pip. É a hora de Matilda e toda a comunidade provarem que as grandes esperanças sobrevivem até ao inferno.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Lloyd Jones nasceu na Nova Zelândia em 1955, onde estudou ciência política na Universidade Victoria de Wellington – mas não recebeu o diploma à época devido a multas na biblioteca da instituição. Em 2009, já um escritor conhecido, foi agraciado com o título de doutor honorário na mesma instituição. Por O Sr. Pip, Jones recebeu o Commonwealth Writer’s Prize. O livro também foi listado pelo Man Brooker Prize em 2007. No mesmo ano, ele recebeu o prêmio Creative New Zealand Berlin Writers' Residency, que o permitiu passar um ano em Berlim. Atualmente, o escritor mora em Wellington. 

Página do autor +