Capa do livro Os Meus Balões

Os Meus Balões

O Incrível Encontro de Júlio Verne com Santos Dumont

Coleção Caras e Máscaras

Autor: karen acioly

Preço: R$ 29,00

64 pp. | 21x21 cm

ISBN: 9788561384227

Assuntos: INFANTIL, ROCCO PEQUENOS LEITORES, CINEMA/TEATRO/TV

Selo: Rocco Jovens Leitores

A infância de Alberto Santos Dumont, o pai da Aviação, é o ponto de partida para a divertida peça Os meus balões, de Karen Acioly, sucesso no teatro agora publicada pelo selo Rocco Jovens Leitores. A trama mostra o encontro imaginário do brasileiro com o escritor francês Júlio Verne, autor de clássicos como Volta ao mundo em 80 dias, Vinte mil léguas submarinas, Viagem ao centro da Terra e A ilha misteriosa. Juntos, os dois visionários chegam a Paris para realizar um sonho: mostrar que o homem também pode voar.

Misturando fatos e personagens reais a elementos de ficção, a autora aproxima Santos Dumont das crianças ao apresentá-lo como o menino Beto, que começa a história ainda na fazenda de café do pai, rodeado pela família e pela cozinheira da casa. Sempre de olho no céu, Beto tem a certeza de que as pessoas, assim como os pássaros, poderão levantar voo um dia. Enquanto isso não acontece, ele se diverte com balões imaginários, brinca com as máquinas usadas na lavoura e mergulha nos livros de Júlio Verne.

É a aparição do escritor francês que marca a passagem do pequeno Alberto para a idade adulta. Os dois ficam amigos imediatamente e seguem para a França, onde conhecem Lachambre, um construtor de balões, Alexis, sobrinho dele, e o mecânico Chapin. Com a ajuda do trio, Santos Dumont constrói seus primeiros balões e vence o desafio lançado pelo magnata Deutsch de La Meurthe – cem mil francos para o primeiro que levantasse voo de um bairro nas redondezas de Paris, desse a volta na Torre Eiffel e pousasse no ponto de partida em, no máximo, 30 minutos.

Após conquistar o prêmio e dividir o dinheiro entre os três mecânicos e os pobres da capital francesa, Santos Dumont segue trabalhando em novas invenções. Surgem, então, o 14-Bis, que faz de seu criador o primeiro homem a voar com um aparelho mais pesado do que o ar, e o Demoiselle, que se tornaria o pioneiro entre os ultraleves. Repleto de humor e fantasia, Os meus balões desperta o interesse das crianças pela trajetória de um talentoso sonhador. As últimas páginas do livro são reservadas para uma breve cronologia das vidas de Júlio Verne e Santos Dumont, bem como uma biografia resumida do brasileiro reconhecido mundialmente como um dos grandes nomes da história da aviação.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Karen Acioly é uma inventora de histórias para livros, peças teatrais e filmes. Nasceu no Rio de Janeiro, onde fez teatro desde muito pequena. Estudou belas-artes e letras, mas se formou em comunicação e pós-graduou em metodologia do ensino superior.

Página do autor +